Saúde capacita servidores para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão


SÃO JOÃO DA CANABRAVA – A Prefeitura de São João da Canabrava, através da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última semana o treinamento dos profissionais de Saúde para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A ferramenta, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde, possibilita o acompanhamento de todo o histórico do paciente e de como são investidas as verbas do SUS. 





O treinamento aconteceu Unidade Básica Avançada de Saúde – UBAS. Na terça-feira (08), aconteceu o treinamento com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista. E na quarta-feira, dia 09, foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde, da sede e do interior, receberem o treinamento. 

De acordo com a secretaria de saúde Maykiane Abreu, a instalação do prontuário eletrônico nas duas estratégias de saúde (zona rural e zona urbana) traz benefícios importantes. 

“Teremos muitos benefícios com a implantação do prontuário eletrônico, como por exemplo, o acesso rápido as informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado, organização da agenda dos profissionais de saúde, entre outras. Essa implantação trás benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e a população”, frisou.



A secretária ressaltou ainda que foi feito um investimento na compra de todos os equipamentos, entre eles, tabletes, notebooks, computadores, impressoras, pen drive. 

“Isso mostra o quanto a gestão é comprometida em trazer sempre o melhor para a população e para os profissionais de saúde.

Os agentes de saúde assinaram um termo de responsabilidade para que usem o tablet e o mantenha o em perfeita condições.

Eletrônico do Cidadão - PEC

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema s-SUS Atenção Básica é um software onde traz as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazena-as, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de Saúde. 

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas equipes de Atenção Básica.




Saúde capacita servidores para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão Saúde capacita servidores para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão Reviewed by Antonio Rocha on 14.5.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat