Saúde capacita servidores para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão


SÃO JOÃO DA CANABRAVA – A Prefeitura de São João da Canabrava, através da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última semana o treinamento dos profissionais de Saúde para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A ferramenta, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde, possibilita o acompanhamento de todo o histórico do paciente e de como são investidas as verbas do SUS. 





O treinamento aconteceu Unidade Básica Avançada de Saúde – UBAS. Na terça-feira (08), aconteceu o treinamento com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista. E na quarta-feira, dia 09, foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde, da sede e do interior, receberem o treinamento. 

De acordo com a secretaria de saúde Maykiane Abreu, a instalação do prontuário eletrônico nas duas estratégias de saúde (zona rural e zona urbana) traz benefícios importantes. 

“Teremos muitos benefícios com a implantação do prontuário eletrônico, como por exemplo, o acesso rápido as informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado, organização da agenda dos profissionais de saúde, entre outras. Essa implantação trás benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e a população”, frisou.



A secretária ressaltou ainda que foi feito um investimento na compra de todos os equipamentos, entre eles, tabletes, notebooks, computadores, impressoras, pen drive. 

“Isso mostra o quanto a gestão é comprometida em trazer sempre o melhor para a população e para os profissionais de saúde.

Os agentes de saúde assinaram um termo de responsabilidade para que usem o tablet e o mantenha o em perfeita condições.

Eletrônico do Cidadão - PEC

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema s-SUS Atenção Básica é um software onde traz as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazena-as, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de Saúde. 

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas equipes de Atenção Básica.




Postar um comentário




PUBLICIDADE