Sejus afasta agentes por envolvimento com crime organizado


A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que emitiu portaria determinando o afastamento cautelar dos agentes penitenciários Marcelo Oliveira da Costa, Francisco José dos Santos e José Maria Vieira Sobrinho, filiado ao Sinpoljuspi. Os três agentes foram presos na Operação Penitentes por facilitar, em troca de dinheiro, a entrada de drogas, aparelhos celulares e outros objetos na Penitenciária Mista de Parnaíba, em junho do ano passado.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 19 de julho. A determinação administrativa cumpre a decisão judicial da 2ª Vara Criminal de Parnaíba que determinou o afastamento cautelar do agente Marcelo Oliveira da Costa. A Secretaria de Justiça resolveu por estender a medida a todos os agentes envolvidos no caso. As prisões dos acusados em 2017 resultaram de um ano de investigações feitas pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

Por estar em liberdade, mas respondendo a um crime diretamente ligado ao exercício da sua função, Marcelo e os demais agentes envolvidos estão proibidos de retornar à função de agente penitenciário, com suspensão do exercício de função pública. “O afastamento é necessário para garantir o regular desenvolvimento do processo e das investigações”, aponta a portaria. 

Para o secretário Daniel Oliveira as investigações são fruto da parceria institucional com Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário no enfrentamento à grupos criminosos no sistema prisional. “Nossa meta é manter o sistema prisional do Piauí seguro, em ordem e disciplina, evitando que facções de outros Estados cheguem ao Piauí. Para isso vamos combater o crime onde quer que ele esteja”, destacou.

Fonte: Portalr10

Postar um comentário




PUBLICIDADE