TRE impugna candidatura de Frank Aguiar


Quatro candidaturas foram oficialmente impugnadas. Os candidatos ao Senado, Dr. Marcos e Frank Aguiar; à Câmara Federal, Alyssandria Laudier; e à Câmara Estadual, Maria Gedalha têm sete dias para recorrer da contestação.

O Tribunal Regional Eleitoral informou que recebeu dois pedidos de impugnação da candidatura de Dr. Marcos (PTC), candidato à vaga no Senado, feitas pela Coligação Poder Popular na Construção do Piauí, e pelo também candidato ao Senado Quem-quem (Avante).

Dr. Marcos foi condenado em 2ª instância em uma ação de investigação judicial eleitoral e considerado inelegível pelo TRE, em maio de 2018. A condenação se refere à época em que o candidato era prefeito da cidade de Novo Oriente.

Já o pedido de impugnação da candidatura ao Senado de Frank Aguiar (PRB) foi feito pelo Ministério Público. O pedido considerou que o candidato teve contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, de quando era vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo.

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Ainda segundo o TRE, o Ministério Público pediu a impugnação das candidaturas Alyssandra Laudier (PRTB), candidata a deputada federal declarada inelegível por ter sido demitida do serviço público por processo administrativo disciplinar, e a candidata a deputada estadual Maria Gedalha (PSL), que não apresentou comprovante de serviço público.

De acordo com Carmen Lúcia Campelo, chefe da seção de processos do TRE, os candidatos têm sete dias para contestar as decisões. “Agora que os processos estão começando. Tem todo um trâmite, com oportunidades de defesa, até que o relator tome a decisão”, explica.

Se os processos se estenderem até depois da eleição, os candidatos participam da eleição sub judice, e caso sejam eleitos, sua diplomação depende do resultado das ações.

Ainda de acordo com o TRE, três candidatos renunciaram de suas candidaturas: Maria Iani ferreira e Jose Rodrigo da Costa Neto já tiveram suas desistências homologadas. A desistência de Mauro Tapety, candidato a deputado estadual, aguarda homologação pelo relator.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE