Município terá votação biométrica pela primeira vez neste domingo (07)


Votação terá sistema biométrico. (Foto: Antonio Rocha)
Neste domingo (07) os eleitores canabravenses, que após o rezoneamento passam a pertencer a 28ª Zona Eleitoral de Picos, irão às urnas para escolher os seus representantes para governar o país e o Estado nas Eleições de 2018.

Pela primeira vez a votação no município de São João da Canabrava será pelo sistema biométrico. A biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão. O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

Karolina Almeida ao lado de servidores da 28ª Zona Eleitoral. (Foto: Arquivo)
Segundo a chefe da 28ª Zona Eleitoral, Karolina Almeida, a biometria deve agilizar o processo de votação. “Ao votar com a biometria, o eleitor não vai precisar assinar o caderno de votação”, explicou. 

Na manhã deste sábado as urnas eletrônicas foram instaladas nos locais de votação e serão vigiadas pela Polícia Militar.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, em São João da Canabrava, 4071 eleitores estão aptos a votar nestas eleições.

Orientações para o dia da votação

De acordo com Karolina Almeida, a orientação do Cartório Eleitoral é que o eleitor leve uma “cola” com o nùmero dos candidatos que irá votar;

“Como são muitos candidatos, são seis votos para cinco cargos, tem dois votos para senador, então é importante que o eleitor leve a cola para agilizar o processo de votação”, acrescentou.

Com relação ao rezoneamento, a chefe da 28ª Zona explicou a mudança de número da zona não impede de votar quem ainda está com o seu titulo com o número 93.

“No processo de rezoneamento muitos dos eleitores de São João da Canabrava, São Luís e Bocaina, fizeram a troca do titulo, mas quem ainda está com o titulo com a 93 não está impedido de votar, mudou a Zona, mas ainda continua sendo na mesma sessão. O que mudou foi o nùmero da sessão. Todos os locais de votação vão ter as informações da sessão antiga, da sessão nova, então é só o eleitor prestar atenção nessa questão da numeração que vai dar tudo certo”, frisou Karolina.

Nestas Eleições uma novidade é que o eleitor poderá votar utilizando o E-Titulo.

“É interessante lembrar ao eleitorado da 28ª Zona sobre o E-Titulo, o titulo digital, que o eleitor pode levar para votar, se ele tiver feito à biometria é só baixar o aplicativo no celular e pode votar com o E-titulo, que dispensa o documento com foto”, concluiu.

Postar um comentário




PUBLICIDADE