Médica cubana deve deixar São Luís do Piauí nos próximos dias

O governo de Cuba informou na última quarta-feira (14) que decidiu sair do programa social Mais Médicos, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Dra. Anisley Garcia deve deixar São Luís do Piauí. (Foto: Edson Costa)
Desde 2014 o município de São Luís do Piauí participa do Programa Mais Médicos e naquele ano passou a contar com os serviços da médica Maiwabida Plácido Perez, que em julho do ano passado foi substituída pela a Dra. Anisley Garcia, que atualmente atende a população são-luisense.

A previsão inicial é que a Dra. Anisley Garcia trabalhasse por três anos no município, contudo, com a fim do Programa para médicos estrangeiros, segundo informações obtidas pela nossa reportagem, a medica cubana deve deixar São Luís do Piauí até o final deste mês.

Segundo a Secretária de Saúde do município, Soleide Maurícia, a população recebeu a notícia com tristeza.

“É uma grande perca para o município, a Dra. Dra. Anisley está abalada, por que foi pega de surpresa assim como toda a população, que lamenta a saída da médica”, frisou. 

Procurado para falar sobre o assunto, o prefeito Renato Pio, disse que o município ainda não recebeu nenhuma notificação do Programa Mais Médicos.

“Ainda não recebi nada oficial, vi apenas que o acordo entre os países foi desfeito. Agora eu só tenho muito a lamentar, por que vai ficar muito difícil para os municípios sem um médico morando, temos praticamente cinco anos com um médico morando aqui e agora com essa saída vai ficar muito ruim”, acrescentou.

Além da médica cubana, atualmente na Secretária de Saúde de São Luís do Piauí atuam dois médicos, um pediatra e um clínico geral.

No Piauí o Programa Mais Médicos tem 202 médicos cubanos e 125 médicos nascidos no Brasil mas formados em outros países.


Médica cubana deve deixar São Luís do Piauí nos próximos dias   Médica cubana deve deixar São Luís do Piauí nos próximos dias Reviewed by Antonio Rocha on 18.11.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat