6ª Conferência de Saúde é realizada em São Luís do Piauí

A Secretaria Municipal de Saúde do município de São Luís do Piauí, promoveu nesta terça-feira, 26 de março, à 6ª Conferência Municipal de Saúde, que abordou a temática de “Democracia e Saúde: Acesso e Consolidação do SUS Eficiente”. As atividades aconteceram na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho e contou com a presença de gestores municipais e da comunidade em geral.

(Foto: Isael Pereira/Folha Atual)
O principal objetivo da Conferência Municipal de Saúde é contribuir para dar maior visibilidade ao SUS, na instância local, à medida que reúne gestores, profissionais e usuários, afim de discutir gerenciamento e prestação de serviços.

As atividades da conferência tiveram início com o credenciamento da população no evento, depois foi realizada a formação da mesa de honra seguida da execução do hino municipal. Os trabalhos da conferência foram abertos pela Secretária Municipal de Saúde Kelsimar de Abreu que falou sobre a importância da presença de todos para fomentar essa discussão e agradeceu as contribuições de cada um.

Kelsimar Abreu, secretária de Saúde. (Foto: Isael Pereira)
“Me sinto lisonjeada pela participação de todos aqui na conferência, desde os profissionais até a população. Este é um evento democrático, onde as pessoas podem expor seus anseios para a elevação do SUS no município”, falou a secretária.

Participantes da Conferência

A conferência contou com a presença de dois palestrantes para conduzirem debates com a população. O primeiro tema foi abordado pelo conferencista Adriano Moura, que na ocasião falou sobre a seguinte temática: “Análise da Saúde em São Luís do Piauí: Desafios para melhoria do acesso e consolidação do SUS eficiente”. A segunda foi conduzida pelo conferencista Júlio Araújo que discutiu sobre “Democracia e Saúde”.

Conferencista Júlio Araújo. (Foto: Isael Pereira)
Após a execução das palestras foi realizado com os participantes trabalhos em grupos, onde foram abordados eixos que foram elencados e propostos durante as palestras, para que as pessoas pudessem discutir e expor suas opiniões e anseios. Um dos grupos de trabalho falou sobre “Saúde como direito” e “Consolidação do SUS”, já o outro abordou o eixo que trata sobre “Financiamento do SUS”.

Trabalhos em Grupos foram realizados. (Foto: Isael Pereira)
O conferencista Adriano Moura que participou das rodas de discussão mediando e organizando as informações destacadas pelos participantes da conferência, destacou que as propostas elencadas foram altamente relevantes e pertinentes.

Conferencista Adriano Moura. (Foto: Isael Pereira)
“As discussões estavam sempre relacionadas aos entraves e desafios que os gestores e trabalhadores têm passado, como também, os usuários e suas necessidades, desde o baixo investimento na saúde pelo Governo Federal com a Emenda Constitucional que congela os recursos da saúde para os próximos 20 anos. De acordo com essas propostas, procuramos superar estes desafios e tentamos propor o veto dessa Emenda Constitucional, como também, buscamos mais investimento pelo Governo Federal”, explicou o conferencista.
Depois das discussões, as propostas foram partilhadas em conjunto e foi apresentado para todos o que cada grupo discutiu e propôs em particular.

Na ocasião, também foi realizado uma premiação para o concurso de redação que foi realizado em novembro de 2018, através do plano de enfrentamento do Aedes Aegypti, tendo como tema a prevenção da dengue.

As duas ganhadoras do concurso foram da escola do povoado Santana, Ana Lívia e Geane Maria. Contudo também foram premiadas mais três produções da Escola Padre Marcos de Carvalho, com as alunas, Ana Carolina, Maria Eloísa e Vívian.

ESCOLHA DE DELEGADOS

Um dos principais objetivos da conferência, além de a população apresentar as demandas e anseios da comunidade sobre a atuação do SUS, é a escolha de quatro delegados para representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina nos dias 05, 06 e 07 de junho deste ano.

Com isto, a proposta era que os delegados que representassem o município fossem provenientes de três eixos que tivessem ligação com a saúde municipal, seriam estes, Gestão; Trabalhador e Usuários.

Para representar a gestão municipal foi escolhida Marcy Rabelo, representando o eixo de trabalhadores da saúde foi designado para Henriqueta Borges e representando os usuários de saúde, foram escolhidas as participantes Antônia Vanderléia e Mirlandia.

ENCERRAMENTO

Encerrando as atividades da 6ª Conferência Municipal de Saúde a Secretária de Finanças e primeira dama do município de São Luís do Piauí, Salete Silva, que na ocasião estava representando o prefeito municipal finalizou as atividades dizendo que foi um dia muito especial para todos.

“Foi um dia para dialogar, debater, construir, colocar no papel e depois buscar as alternativas. Foi com esse propósito que São Luís do Piauí realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde e que venhamos a ter bons resultados com os avanços do SUS. Com a união dos usuários e colaboradores, vamos elaborar metas para melhorar ainda mais nossa saúde pública”, finalizou Salete Silva.

Primeira-dama representou prefeito. (Foto: Isael Pereira)
Além das autoridades já citadas na matéria, estiveram também  presentes o vice-prefeito Lindalberto Ricardino e a Secretária de Assistência Social, Ariana Bezerra.

Intercalando entre as palestras, a equipe de saúde do município, preparou e serviu um jantar para todos os convidados que estavam participando da conferência.

  






 Por: Isael Pereira/Folha Atual 
6ª Conferência de Saúde é realizada em São Luís do Piauí 6ª Conferência de Saúde é realizada em São Luís do Piauí Reviewed by Canabrava News on 27.3.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat