Comunidade de Várzea Grande celebra trezena de Santo Antônio


Teve inicio no último sábado (01), na comunidade Várzea Grande, zona rural de São João da Canabrava, a tradicional trezena de Santo Antônio realizada na Capela Centenária, Patrimônio Histórico construído pela Família Hipólito no ano de 1906.

(Foto: Cláudio Roberto)
 A trezena é uma tradição religiosa, sendo 13 dias de oração a Santo Antônio que prosseguirá até o dia 13 de junho. O ciclo de orações ao santo casamenteiro acontecem a noite, a partir das 19h e estão sendo presididas pelo Padre Carlos Leal da ICAB - Igreja Católica Brasileira. Dia 8 de junho, no próximo sábado, após a Trezena acontecerá o animado Leilão da Festa de Santo Antônio.

A Capela de Santo Antônio é a mais antiga do município de São João da Canabrava e São Luís do Piauí, sendo um Patrimônio Histórico construído em 1906, por Vicente Hipólito Ferreira em alusão ao seu filho Eduardo Hipólito Ferreira, primeiro a ser sepultado na capela.  A Capela passou por um intenso processo de restauração, a partir da união de todos que possuem vínculos com a Família Hipólito. 

Vicente Hipólito Ferreira, conhecido por Dozim, era casado com Francisca Felismina de Barros, nascida no dia 4 de outubro de 1855, casou-se no dia 17 de julho de 1873, os quais tiveram 15 filhos. Francisca Felismina de Barros faleceu no dia 31 de dezembro de 1918 e encontra-se sepultada no interior da capela.










Fonte e fotos: Professor Cláudio Roberto 

Postar um comentário




PUBLICIDADE