PAIXÃO PELO ACORDEOM

José Francisco fala sobre paixão pelo acordeom 

José Francisco do Acordeon. (Foto: Antonio Rocha)
Sentado no banco da praça, com um chapéu de couro branco e detalhes em verde e amarelo José Francisco do Acordeom, como ficou conhecido, mostra um pouco do que sabe com a sanfona. A rápida apresentação foi para uma reportagem produzida pela Rede Clube sobre o período junino. CLIQUE AQUI  e veja a reportagem 

De acordo com o seu José Francisco, o amor pela música, em especial pelo acordeom, surgiu quando ele tinha apenas seis anos de idade. Nascido e criado no povoado Tabuleiro, zona rural de São João da Canabrava-PI, naquela época conseguir um instrumento era bem difícil, e José teve que esperar.   

Foto: arquivo pessoal

Em 1974, o seu pai, Francisco Cândido da Silva lhe presenteou com uma sanfona, começava ali os primeiros passos de José com o acordeom. No ano seguinte, quando ele tinha apenas 16 anos, veio a oportunidade de se apresentar pela primeira vez para o grande o público, na ocasião ele tocou no povoado Ponta da Serra, cantando Xote das Meninas.

Durante entrevista ao CN1 José Francisco do Acordeom revelou o que muita gente já deve ter notado, que ele ama tocar sanfona e é o seu instrumento favorito.“Desde menino até hoje com meus 60 anos de idade a sanfona é o instrumento que eu mais gosto na minha vida, é a sanfona”, disse.




São muitas histórias, mas tem uma que José Francisco guarda bem na memória. O sanfoneiro se emociona ao das palavras do pai em um encontro com o sanfoneiro Rafael Dedo de Ouro, onde teve a oportunidade de tocar.

“Rapaz não tem jeito não, vou ter que comprar uma sanfona pra ele, por que o negócio dele é tocar”,
disse o pai de José, que cumpriu a palavra e comprou uma sanfona para o filho.

Desde então José Francisco do Acordeom juntamente com os integrantes de um grupo de Forró Pé-de-Serra se apresentam em muitos eventos culturais levando o autentico forró raiz e se depender do filho de José Francisco, a tradição vai seguir firme e forte. 
    
Filho de José Francisco com um acordem de brinquedo. (Foto: Antonio Rocha)
   Foto: arquivo pessoal / família de José Francisco

Postar um comentário




PUBLICIDADE