Palestra orienta sobre câncer de próstata

(Foto: Edson Costa)
O câncer de próstata é um dos principais riscos para a saúde do homem, sobretudo para aqueles com histórico da doença na família. Para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer
a prefeitura de São João da Canabrava, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 28, na Quadra Poliesportiva da cidade, uma mobilização de prevenção contra o câncer de próstata. 

A campanha "Novembro Azul" foi desenvolvida no município com o tema “Homem que é Homem se cuida”.

O evento contou com uma palestra ministrada pelo médico urologista Edvar Oliveira, ocorrendo em seguida uma partida de futsal. Ainda foram oferecidos os testes de glicemia, peso, altura, além de uma avaliação nutricional e odontológica. Antes do início do Torneio de Futsal Master Novembro Azul, houve a entrega de lembrancinhas para os homens presentes.


A prefeita Mércia Abreu comentou que o município sempre adere ao Novembro Azul, promovendo eventos de orientação.

“Acho que toda administração que se preze tem de priorizar saúde e educação, e aqui temos dado ênfase a essas duas áreas e participado de todas essas campanhas, promovendo eventos, palestras, movimentos; promoção de exames, consultas preventivas”, relatou.

Prefeita Mércia Abreu. (Foto: Edson Costa)
Mércia Abreu disse ter sido surpreendida com a grande participação do público masculino, tendo em vista o tabu quando se trata da saúde do homem. “Nós fizemos através dos agentes de saúde uma ampla campanha e estamos felizes com a participação”, frisou.

A secretária de Saúde, Maykiane Luz, informou que a sua pasta está finalizando o mês de novembro com esse evento voltado para o público masculino, buscando que eles se conscientizem quanto a sua saúde.

“Fizemos uma triagem com todos os homens e nessa triagem vamos fazer com que esses homens acima de 40 anos façam o exame de sangue referente ao exame de próstata, que é o PSA (Antígeno Prostático Específico), além disso auferimos as pressões, glicemia, avaliação odontológica e nutricional. Ficamos felizes, pois os homens atenderam o nosso convite e vieram participar”, destacou.

Os homens que passaram pela triagem foram encaminhado para a realização do exame de sangue em Picos.

Fonte: Folha Atual



Postar um comentário




PUBLICIDADE