Paulistana registra chuva de 134 milímetros


Rua Coronel Elpídio, Centro de Paulistana — Foto: Divulgação
A cidade de Paulistana, localizada no Sul do Piauí, registrou em 24 horas mais que a média de chuva prevista para o mês de fevereiro de 2020. As chuvas aconteceram no município nessa terça (4) e quarta-feira (5). Trata-se do maior acumulado registrado no estado neste ano.

Foram registrados 134, 6 milímetros de precipitação durante três pancadas de chuvas, em um período de 24 horas. Somados com o acumulado do sábado (1°), domingo (2) e segunda-feira (3), totaliza-se quase 140 milímetros de chuva nos cinco primeiros dias do mês, sendo maior que a média prevista para todo o mês de fevereiro, que era 113 milímetros.


De acordo com o climatologista Werton Costa, o grande acumulado de chuva é resultado de ações dos sistemas atmosféricos. “As ondas de convergência intertropical atuando mais ao norte do estado e a influência reduzida de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Os alertas anteriores já vinham apontando para essa condição”, comentou.

Alerta de chuvas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso de atenção para o risco de chuvas intensas e tempestade de raios nas próximas 72 horas, em 130 municípios do Piauí. De acordo com a meteorologia, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical estão influenciando registros de precipitações volumosas durante o período chuvoso no estado.
Paulistana registra chuva de 134 milímetros Paulistana registra chuva de 134 milímetros Reviewed by Antonio Rocha on 5.2.20 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat