Coronavírus: Governo divulga recomendações a servidores


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem realizando uma série de ações de conscientização para o combate do coronavírus (Covid-19) recomendadas pelo Ministério da Saúde e divulgou neste domingo (15), orientações aos servidores e empregados públicos do Governo do Estado do Piauí.

Reunião emergencial sobre o coronavírus. Foto: CCOM


“Neste momento, é importante que todos atuem com tranquilidade e responsabilidade de maneira a prevenir e contribuir para conter o avanço da transmissão do Covid-19. Portanto, é imprescindível que todos os servidores e empregados públicos adotem as ações preventivas diárias e sejam multiplicadores dessas informações no seu trabalho e junto aos seus familiares”, diz o comunicado.

As recomendações orientadas são:

As recomendações orientadas são: 
  • lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;
  • alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel à 70%;
  • cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;
  • evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;
  • manter os ambientes bem ventilados.Se possível, abrir portas e janelas utilizando menos o ar condicionado;
  • não compartilhar objetos pessoais;
  • ter cuidado ao utilizar os banheiros públicos;
  • manter limpas e desinfetadas com álcool à 70% ou hipoclorito (1% a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo: corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras;

Também está sendo orientado que, caso o servidor ou empregado público tenha recentemente retornado de viagem a algum lugar onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de sete dias, principalmente, se forem pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao Covid-19; buscar o serviço de Saúde, quando apresentar sintomas compatíveis com o Covidd-19 como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Caso você seja um paciente suspeito, ao ser atendido pela unidade de saúde, será feita uma notificação pelo profissional de saúde, realizada coleta de amostras de material e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) para análises.

O Governo esclarece ainda que não existe necessidade de uso de máscaras, apenas se você apresentar sintomas e for a um serviço de saúde. Lá você terá disponível uma máscara cirúrgica, com o objetivo de reduzir a propagação do vírus naquele ambiente que você está sendo atendido.

É importante ter cuidado com as informações divulgadas. Consuma apenas as que sejam provenientes de fontes confiáveis de órgãos oficiais dos governos federal, estadual e municipal. Não repasse quando você não tem certeza da origem da fonte.

Para saber mais detalhes sobre as recomendações acima e outras informações relacionadas ao Covid-19, acesse o site https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus ou baixe o aplicativo Coronavirus – SUS, disponível nos sistemas iOS e Android. Acesse também: Portal Anvisa: www.anvisa.gov.br Homepage: SESAPI: www.saude.pi.gov.br – DIVISA: www.saude.pi.gov.br/divisa Instagram: @divisa_piaui

Veja o Comunicado
Fonte: CCOM 

Postar um comentário




PUBLICIDADE