Chuvas mudam paisagem da barragem de Piaus

As chuvas que caíram nos municípios de Pio IX, São Julião e Alagoinha do Piauí transformaram totalmente a paisagem de uma das regiões mais secas do Semiárido Piauiense. As precipitações bem distribuídas da temporada mudaram o estado de ânimo do sertanejo sofrido.

Barragem de Piaus. (Foto: Reprodução)

Além de pasto e uma boa safra de grãos, as chuvas estão deixando em abundância um produto bastante escasso no sertão, água potável.

A barragem de Piaus, que teve sua reserva hídrica reduzida para 17 milhões de metros cúbicos no mês de dezembro, já acumula 49 milhões de metros cúbicos de água, atingindo 48% de sua capacidade total.

Fotos aéreas divulgadas por internautas nas redes sociais revelam a beleza espetacular do espelho d’água encravado no coração da caatinga no encontro dos rios Grande e dos Porcos.

A construção da barragem foi iniciada em 2006, financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e concluída em 2010. Piaus tem capacidade para acumular 106,7 milhões de metros cúbicos de água e atualmente abastece, através de adutoras, a população de São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Pio IX e Campo Grande do Piauí.

Fonte: webpiauí

Postar um comentário




PUBLICIDADE