Pimenteiras registra caso do novo coronavírus

O Piauí registrou mais sete casos do novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na segunda-feira (13). Com a atualização, o número de casos confirmados no Piauí subiu para 58. Oito mortes foram registradas no estado até o momento e 1.483 casos foram descartados.

Foto: Ethan Miller/ Getty Imagens via AFP

Todos os novos casos confirmados são de mulheres, sendo uma de Pimenteiras, de 44 anos; uma de Caracol de 83 anos e as demais de Teresina, com idades de 37, 27, 57 anos e duas com 29 anos. O óbito de um homem de 63 anos, de Piracuruca, também consta no boletim, ele já estava entre os casos confirmados no estado e é a oitava morte por coronavírus no estado.

Conforme o boletim, 116 pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que 78 em leitos clínicos e 38 na UTI. Oito pacientes tiveram alta médica.

Os casos confirmados foram: 47 em Teresina, 1 em Campo Maior, 1 em Caracol, 1 em Parnaíba, 1 em Pimenteiras, 4 Piracuruca, 3 em São José do Divino.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:



Fonte: G1 Piauí

Postar um comentário




PUBLICIDADE