UFPI suspende calendário acadêmico por tempo indeterminado

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou nesta quinta-feira (2) que suspendeu o calendário acadêmico deste ano por tempo indeterminado para evitar o contágio do novo coronavírus. Anteriormente, a instituição havia decidido suspender as aulas por um período de 30 dias.

Universidade Federal do Piauí - UFPI — Foto: Fernando Brito/G1

Conforme a resolução, o reitor da universidade, professor José Arimateia Dantas, afirmou que também foram suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades administrativas presenciais que não são essenciais.

“Nesta reunião foi decidido que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais não essenciais não ficarão suspensas até o dia 15 de abril, mas por tempo indeterminado. Ontem, 1° de abril, eu assinei a resolução”, comentou.

Ficou decidido que, a cada quinze dias, o comitê gestor de crise da UFPI vai se reunir com o objetivo de avaliar o cenário epidemiológico da pandemia do novo coronavírus, para decidir o retorno ou não das atividades econômicas.

Veja a resolução na íntegra

Procurada pelo G1, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) comunicou que o calendário acadêmico segue suspenso até o dia 30 abril. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) ainda não se posicionou sobre o caso.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Postar um comentário




PUBLICIDADE