Uapi retorna aulas com medidas de prevenção



A Universidade Aberta do Piauí (Uapi) garantiu o retorno às aulas em 120 municípios piauienses, adotando medidas de segurança com vistas à prevenção da pandemia da Covid-19. Os estudantes tiveram as atividades retomadas no dia 4 deste mês, com atividades na plataforma e, no sábado (9), os professores ministraram as aulas nos períodos da manhã e tarde, direto do Canal Educação.

O coordenador adjunto do polo da Uapi em Beneditinos, Ruan Pereira, revela que as aulas do Canal Educação também foram transmitidas pelo YouTube para que os alunos que tenham acesso à internet assistam em casa e, durante a aula, possam interagir com o professor e colegas de curso por meio do chat.

“Neste momento em que o mundo está passando pela pandemia do coronavírus, é necessário uma readequação e na Uapi não foi diferente. As instituições que promovem esse programa arregaçaram as mangas e articularam uma estratégia para que os nossos alunos que estão em casa, como medida preventiva, resgatem o espírito da rotina de estudo como forma de colaborar com essa realidade de isolamento social. Avalio bem esse retorno porque nossos estudantes estão entusiasmados e foi perceptível que estão mais empolgados que nunca, visto que mesmo com alguns fatores que poderiam ser barreira para a continuidade do curso, estamos seguindo adiante”, destaca o coordenador.

Edna Sousa, universitária do curso de Administração, polo de Vila Nova do Piauí, comemora o retorno das aulas e acredita que as medidas adotadas pela Uapi são positivas.

“O retorno das aulas está sendo muito importante para a redução dos efeitos negativos do distanciamento temporário. Estamos felizes porque o curso não vai atrasar e estamos desenvolvendo as atividades pela plataforma, aula on-line e grupo de WhatsApp de forma remota. Então, a volta das aulas está sendo vista de forma muito positiva por todos os alunos”, afirma Edna.

Já em Santana do Piauí, o coordenador Ricardo Gonçalves enfatiza a capacidade de inclusão que o sistema Uapi tem em poder proporcionar o acesso a todos de forma democrática.

“Foi um desafio para todos os que compõem esse projeto da Uapi. Os alunos puderam acompanhar de suas casas ao vivo as aulas transmitidas pelo YouTube. Aqui em Santana do Piauí nos chamou atenção a força de vontade dessas mamães com seus bebês empenhadas, assistindo a aula. Para nós esse momento é desafiador, acredito que para elas é um fato inédito em suas vidas. Fico muito contente em participar desse grandioso projeto da Universidade Aberta. Parabéns as nossas mamães que muito bem representam os demais”, relata o coordenador.

As aulas presenciais e as avaliações serão realizadas de forma virtual como medida para evitar a aglomeração de pessoas nos polos. Já para atender aos alunos da Uapi que não dispõem de computadores e acesso à internet em seus domicílios, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou um protocolo para orientar o uso dos laboratórios de informática dos polos.

A superintendente de Ensino Superior da Seduc, Maria de Lourdes Lopes, explica que a ocasião atual demanda a adoção de novas práticas e condutas em ambientes públicos, de modo que se possa efetivamente enfrentar a emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus.

“As determinações em prol de garantir o acesso às ferramentas tecnológicas para os estudantes que não as possuem incluem o uso permanente e correto de máscara descartável ou de tecido, enquanto estiver nas dependências do polo; priorizar agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas; os coordenadores deverão orientar todos que tiverem acesso ao polo sobre prevenção de contágio pelo coronavírus (Covid-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção; garantir distância segura entre os presentes, considerando as orientações das autoridades de saúde e respeitando os decretos municipais sobre a limitação do número de pessoas em um mesmo local; outras medidas de limpeza, ventilação e segurança de equipamentos e ambientes também estão sendo postas em prática. Em caso de qualquer suspeita ou sintomas de contaminação pelo novo coronavírus, o aluno não deve se dirigir ao polo Uapi”, finaliza a superintendente.

Uapi

A Universidade Aberta do Piauí, criada por meio do decreto nº 16.933, de 16 de dezembro de 2016, é um projeto do Governo do Piauí desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), entre outras entidades.

É um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.

Repórter: Hélder Rocha

Postar um comentário




PUBLICIDADE