Confira a programação do 6° Fórum de Jornalismo da Faculdade R.Sá

O 6° Fórum de Jornalismo está com uma programação imperdível, esse ano conta com grandes novidades. Serão 3 dias de evento totalmente “online” com a participação de convidados renomados. As inscrições são gratuitas, o 2º lote já está disponível (link abaixo). O evento acontece entre os dias 29 de junho a 01 de julho de 2020.



O Fórum contará com oito palestrantes, dividindo a programação com mesa redonda, Webinar e as palestras. No primeiro dia o jornalista, psicólogo, roteirista e professor Felipe Pena fará a palestra de abertura do evento, abordando o tema Agendamento midiático: pandemia e Fake News.

No segundo dia começa o webinar com o Social Media Rafael Campos e a Jornalista e Especialista em Marketing Digital Marta Alencar. A noite teremos mesa redonda discutindo sobre “Novas formas de fazer jornalismo em tempo de pandemia”, que contará com a participação de Flávio Fachel da TV Globo e Nayara Felizardo repórter investigativa do The Intercept.

No terceiro dia de evento no período da tarde, iremos acompanhar o segundo webinar do evento, com os jornalistas Yuri Ribeiro, Coordenador do Núcleo Digital da Ícone e Rodrigo Carvalho, correspondente internacional da Globo serão os mediadores. À noite para encerrar com chave de ouro a jornalista, escritora, e professora Pollyana Ferrari discutirá o tema “A desinformação é o parasita do século XXI”.

Faça aqui sua inscrição

PROGRAMAÇÃO

29.06 – 19h
Palestra de Abertura: Felipe Pena
“Agendamento midiático: pandemia e Fake News”
Felipe Pena

Jornalista, psicólogo, roteirista e professor.
Doutor em literatura pela PUC, com pós-doutorado em semiologia da imagem pela Sorbonne III, é professor de roteiro na UFF, autor de 16 livros e diretor do documentário “Se essa Vila não fosse minha”. Foi Visiting Scholar na New York University, sub-reitor da Universidade Estácio de Sá, diretor da Rede Globo e comentarista do Estúdio I, na Globonews. Escreve semanalmente no Jornal Extra.

30.06 – Tarde
14h-15h30
Webinar 01: – Social Media: Rafael Campos (Jornal Metrópoles)

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como repórter e editor do Sistema Meio Norte de Comunicação, em seu estado, até 2010. Ao chegar a Brasília, trabalhou por cinco anos no jornal Correio Braziliense como repórter e colunista. Desde 2016, é social media no Metrópoles. Entre suas premiações, recebeu o 2º Prêmio Inovação de Jornalismo; o 1º Prêmio SBPT de jornalismo em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o Prêmio Sebrae de Jornalismo e o Goethe-Institut Journalism Award for Young Journalists.

15h30-17h
Webinar 02: – Fact-checking: Marta Alencar (Coar Notícias – 1ª agência de Fact-checking no Piauí)

Mestranda em Comunicação pela UFPI. Jornalista e Especialista em Marketing Digital. Associada da Ulepicc-Brasil (União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – capítulo Brasil).

30.06 – Noite
Mesa redonda: Novas formas de fazer jornalismo em tempo de pandemia
Flávio Fachel (TV Globo)
Nayara Felizardo (The Intercept)
Flávio Fachel

Jornalista da Rede Globo. É formado em Comunicação Social pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS). Tem experiência como correspondente internacional. Atualmente é apresentador e editor-executivo do Bom Dia Rio e faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal nacional.

Nayara Felizardo

Formada pela Universidade Estadual do Piauí. Atua no jornalismo impresso e webjornalismo desde 2008. Atuou como repórter no Cidadeverde.com e Jornal Meio Norte. Coordenou o Portal O Dia. Também escreveu para a Revista Revestrés. Atualmente é repórter investigativa do The Intercept Brasil no Norte e Nordeste.

01.07 – Tarde
14h-15h30
Webinar 03: – A importância da comunicação digital: Yuri Ribeiro (Coordenador do Núcleo Digital da Ícone)
Yuri Ribeiro

É jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Designer de Moda pelo Centro Universitário Uninovafapi. Trabalhando há 10 anos com comunicação no Piauí, acumula experiência com jornalismo e branding. Tem especialização em marketing Digital e MBA em Marketing, é professor universitário e atua ainda coordenador de conteúdo digital na Ícone Comunicação.

15h30-17h
Webinar 04: – Jornalismo Internacional: Rodrigo Carvalho (Correspondente internacional da Globo)

Jornalista, correspondente da TV Globo e da GloboNews em Londres. Autor dos livros ”Os Meninos da Caverna” e ”Vivos embaixo da terra”. Idealizador do documentário ”Torre de David”.

01.07 – Noite: Palestra de Encerramento
Pollyana Ferrari

“A desinformação é o parasita do século XXI”

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (Portugal), doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunidata (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2154095947170866). Na PUC-SP é também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios. Autora dos livros Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia ( Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014), No tempo das telas ( Estação das Letras, 2014), Comunicação na era da participação (Editora Fi, 2016), Como sair das bolhas (Educ, 2018) e do mais recente “Nós: tecnoconsequências sobre o humano”. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Fonte: Ascom

Postar um comentário




PUBLICIDADE