Sesapi investiga possibilidade de reinfecção da Covid-19

A Secretaria de Saúde do Piauí investiga a possibilidade de reinfecção da Covid-19 por uma paciente. A possibilidade da chamada reativação viral, quando pacientes considerados recuperados ainda apresentam carga do vírus no organismo, também é estudada. O caso deverá ser encaminhado para o Ministério da Saúde.

Exame levanta hipótese de que paciente tenha tido reinfecção — Foto: Fabiano Pereira

A paciente é uma funcionária da área de saúde de Parnaíba, no litoral do Piauí. A mulher voltou a testar positivo, pela segunda vez, após dois testes terem resultado negativo. (veja abaixo data dos testes)

27 de abril: teste positivo para Covid

29 de abril: teste negativo para Covid

12 de maio: teste negativo para Covid

28 de maio: teste positivo para Covid

Em entrevista ao G1, a médica infectologista Renata Beltrão, que atua no hospital de campanha do município, informou que a mulher realizou o primeiro teste no dia 27 de abril após apresentar os sintomas da doença. O resultado foi positivo.

Dias depois, exatamente em 29 de abril, ela realizou um novo exame que atestou negativo. Foi feito mais um exame, no dia 12 de maio, que o resultado também deu negativo.

“Nós temos uma paciente que há 45 dias ela apresentou os sintomas. Ela tinha feito um exame, inicialmente, imunológico com o resultado positivo. Foi iniciado o acompanhamento e, depois desse resultado positivo, a paciente fez um PCR e o resultado deu negativo, sugerindo que ela tivesse uma alta leve, como se fosse uma limpeza total da carga viral nasal", relatou a médica.


"Essa paciente, aproximadamente, 30 dias depois apresentou novos sintomas e eles vieram, uma semana depois, com uma tomografia sugestiva, o que levou a realizar um novo PCR que veio como positivo”, completou a infectologista.

O resultado do último exame para a Covid-19 foi divulgado no dia 28 de maio, onde novamente testou positivo. A funcionária da área de saúde voltou ao isolamento social em casa.

Para a médica Renata Beltrão, os exames levam a acreditar de que se trata de um caso de reinfecção.

“Hipóteses como reativação viral são plausíveis, mas a hipótese de reinfecção é sustentada pelos exames. Nós já entramos em contato com os órgãos superiores como o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para que seja investigado”, comentou.

Fonte: G1 Piauí

Postar um comentário




PUBLICIDADE