Uespi segue com aulas suspensas até julho





O calendário acadêmico da Universidade Estadual do Piauí  (Uespi) continuará suspenso até o dia 31 de julho de 2020 devido a pandemia da Covid-19. Atualmente, cerca de 12 mil alunos matriculados regularmente na instituição - que possui 12 campus - estão com as aulas suspensas desde abril, após decreto do Governo do Estado que reforça o isolamento social.

O pró-reitor de Administração da Uespi, Pedro Soares, ressalta que o período 2020.1, até o momento, não foi iniciado porque o retorno das aulas - após férias - estava previsto para o mês de abril, quando o decreto que suspende as aulas passou a vigorar em todo o estado.  O ano letivo de 2019 terminou em 2020 devido a greve dos docentes no ano passado.

"Ficamos com as aulas suspensas até final de julho e vamos estudar a possibilidade de retornas a atividade docente a partir de agosto, a depender da evolução da pandemia no nosso estado. No momento, aguardamos decreto do Estado, que deve sair na próxima semana, para o retorno das atividades administrativas mesmo que em sistema de rodízio. Já as aulas presenciais não temos previsão, talvez a partir de agosto", diz Soares.

Um comitê de gestão de crise da Uespi acompanha as ações do Governo do Estado e a evolução da pandemia. "Esse comitê já planeja as adequações que deverão ser feitas com o retorno das atividades. Estamos com cursos abertos para a especialização dos docentes. A atividade docente deve retomar com aulas remotas", explica.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as universidades precisam cumprir os 200 dias letivos. Provavelmente, o ano letivo de 2020 - se transcorrer normalmente sem redução de horas - deverá terminar somente em 2021.

.
 Por Carlienne Carpaso/ Cidade Verde

Postar um comentário




PUBLICIDADE