Relembre a trajetória política de Pedro Isidoro Neto

Jornal destaca vitória de Pedro Isidoro em 1988. Foto: Acervo/Cláudio Roberto


Pedro Isidoro, ou simplesmente Pedim, tinha 33 anos quando foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito, em 1988. Na época, o municipio de São João da Canabrava ainda não havia completado um ano de emancipação.

Ele foi eleito para mais dois mandatos consecutivos em 1996 e em 2000. Com o seu apoio também foram eleitos João Manoel da Silva, em 1992 e Maria Anita da Silva Pereira, em 2004, ambos já falecidos.


O ex-prefeito morreu na madrugada de ontem, por complicações causadas pela Covid-19 e pela dengue. Ele estava internado em um hospital particular em Teresina.

O ex-prefeito pertencia ao grupo de risco, pois além de ser idoso já havia passado por transplantes de coração, rins e outras intervenções. Com a morte de Pedim, como era carinhosamente conhecido, o município registra o primeiro óbito por covid-19.

 Trajetória Política

Natural do povoado Conceição, em São João da Canabrava, Pedro Isidoro nasceu no dia 2 de fevereiro de 1955. Foi funcionário público do Ministério da Agricultura e chegou a pleitear o cargo de vereador em Picos em 1982 pelo PDS, obtendo 237 votos. Tornou-se o 1º prefeito de São João da Canabrava, sendo eleito em 1988 (PFL) com 1625 votos. Foi ainda eleito prefeito por mais duas vezes, 1996 e 2000. 


Pedro Isidoro Neto exerceu o cargo de secretário de Administração na Prefeitura de Picos, na primeira gestão do ex-prefeito Abel de Barros Araújo (1983-1988). Foi eleito em 1988 como o primeiro prefeito de São João da Canabrava, município emancipado de Picos. Ele foi eleito para mais dois mandatos consecutivos em 1996 e em 2000. Com o seu apoio também foram eleitos João Manoel da Silva, em 1992 e Maria Anita da Silva Pereira, em 2004, ambos já falecidos.



Em 2006 Pedim foi candidato a deputado estadual sem lograr êxito. Dois anos depois, em 2008, tentou retornar à Prefeitura mas foi derrotado pelo sobrinho, Elson Silva. Em 2016 eles reataram as relações políticas e apoiaram a candidatura vitoriosa da atual prefeita, Mércia Abreu, que também era sobrinha de Pedim. O atual prefeito de São Luís do Piauí, Renato de Araújo Sousa, era irmão do ex-prefeito canabravense.


VEJA TAMBÉM: 


Pedro Isidoro afirma que busca "sobrevivência política"


Pedro Isidoro comemora 62 anos


Segudno o professor Cláudio Roberto, o Pedro Isidoro deixa como grande legado o amor e a dedicação a dua terra e uma legião de amigos.

O ex-prefeito deixa viúva a professora Maria do Carmo de Carvalho Isidoro e órfãos de pai os médicos Alex e Danilo, os advogados Márcio e Karen Aline e a estudante Maria Clara. Por conta do falecimento de Pedro Isidoro, a prefeita Mércia Abreu decretou luto oficial de três dias no município e ainda solicitou o fechamento do comércio local.


Fontes: Portal Picos 40 Graus, Historiador e Professor Cláudio Roberto

Postar um comentário




PUBLICIDADE