Mulheres recebem atendimentos para prevenir o câncer de mama

Se detectado ainda no começo, a chance de cura do câncer de mama  é de 95%.

A Secretaria de Saúde de São Luís do Piauí iniciou nesta segunda-feira, 26, a Semana da Mulher, campanha faz referência ao Outubro Rosa e a prevenção contra o câncer de mama. A programação foi realizada de 26 a 30 de outubro.
Programação segue até sexta-feira. Foto: Divulgação

Os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde José Bezerra da Silva, na sede do municipio.

Na abertura da campanha, foram prestados os seguintes atendimentos: avaliação de mamas, exames de prevenção, avaliação odontológica, aconselhamento psicológico, avaliação fisioterapêutica. Na terça, dia 27, avaliação de mamas, exames de prevenção, avaliação odontológica, aferição de PA e teste de Glicemia.

Na quinta-feira, dia 29, a programação segue com avaliação de mamas, exames de prevenção, avaliação odontológica, avaliação e atendimento nutricional, avaliação de caderneta de vacinas e multivacinação. Na sexta-feira, dia 30, será realizado o sorteio de brindes para as participantes.

O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres, desconsiderando o câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 65 mil novos casos por ano deverão surgir no Brasil até 2022.

A realização anual de mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante. Isso porque o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental. Se detectado ainda no começo, a chance de cura é de 95%.

O câncer de mama não tem uma única causa. Fatores como idade, questões hormonais, história reprodutiva, aspectos comportamentais e ambientais estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

Postar um comentário




PUBLICIDADE