Canto do Buriti registra chuva de granizo

 A cidade de Canto do Buriti, município a 405 km de Teresina, registrou na tarde dessa segunda-feira (1°) uma chuva de granizo. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), existe a possibilidade do temporal ocorrer nesta terça-feira (2) no Sul do Piauí.

Chuva de granizo foi registrada em Canto do Buriti — Foto: Divulgação /Sônia Feitosa

A chuva de granizo foi registrada por populares. Em seguida, houve um temporal em Canto do Buriti com duração de 10 minutos. No domingo (31), o fenômeno ocorreu nas cidades de Cristino Castro e Colônia do Gurgueia. Algumas famílias perderam plantações no campo, tiveram suas casas destruídas e a rede elétrica danificada.

A meteorologista Sônia Feitosa informou que a chuva de granizo pode acontecer pelo terceiro dia seguido no Piauí. Isso porque parte de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está no Sul do estado, o que faz com que a umidade seja menor e gere a formação de granizo.

“Esta terça-feira não vai ser um dia com temperaturas tão baixas e ainda temos um VCAN que está posicionado em parte do Piauí e da Bahia, que a borda Leste está no Sul do Piauí, ou seja, existe muita umidade naquela região”, explicou.


A previsão do tempo para o Sudoeste e extremo Sul do Piauí é de chuvas nos próximos dias. Em todo o estado, a previsão é de tempo nublado com chuva rápida a qualquer hora do dia. As temperaturas variam entre 20°C e 38°C.

Causas da chuva de granizo

Segundo o climatologista Werton Costa, os eventos de granizo no Piauí estão relacionados a passagem do sistema atmosférico transiente, que tem mais chances de ocorrer em determinadas épocas do ano Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

"Os VCANs geralmente se formam no final de outubro até meados de março. No centro do VCAN existe uma área de calmaria, mas nas bordas existem as nuvens de crescimento rápido que são carregadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Como essas nuvens são forçadas a crescerem rapidamente, o topo delas congela ligeiro, aí a possibilidade de formação de granizo", explicou Werton.

Fonte: G1 Piauí 

1 Comentários




PUBLICIDADE