Lacen confirma 1º caso da variante do coronavírus em território piauiense

O Piauí registrou o primeiro caso da nova variante do novo coronavírus em um dos 23 pacientes vindos de Manaus para tratamento da Covid-19 em Teresina, devido ao colapso na saúde pública do Amazonas. A confirmação foi divulgada na noite desta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Superintendência do Ministério da Saúde no Piauí, Hospital Universitário da UFPI e o Laboratório Central do Piauí (Lacen).

Foto: Claudio Furlan/DiaEsportivo/EstadãoConteúdo

De acordo com a Sesapi, o paciente ao chegar em Teresina não transmitia mais a doença, pois se apresentou com uma forma leve da Covid-19 e estava com mais de 15 dias do início dos sintomas.

"Foram mantidos todos os procedimentos médicos de isolamento e proteção das equipes de saúde, bem como foram realizados testes na equipe que o atendeu e não foi registrada nenhuma infecção e nem transmissão a terceiros", informou.

A Secretaria destacou que a variante do Amazonas, batizada de P.1, está por trás do maior número de casos hoje no estado amazonense. "Ela é uma nova linhagem do vírus. Os pesquisadores suspeitam que essa variante tem uma capacidade replicativa e de transmissão maior", explicou.

Teresina recebeu nove pacientes de Manaus no dia 15 de janeiro. No dia 25 de janeiro, mais 14 pacientes foram transferidos da capital amazonense para o Piauí. Ao todo, 17 pacientes já se recuperam da doença.

A capital piauiense recebeu os pacientes porque, além do desabastecimento de oxigênio, Manaus registrou, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia.

Nova variante do coronavírus

A nova variante do coronavírus já foi registrada em nove cidades do Amazonas. A nova cepa foi encontrada em 91% dos genomas sequenciados no estado em janeiro, e é responsável pela maioria dos casos da Covid-19 atualmente, segundo a Fiocruz Amazônia.No dia 10 de janeiro, o governo japonês anunciou que encontrou a variante em quatro viajantes que estiveram no estado amazonense e voltaram ao Japão no dia 2 deste mês. Outros estados brasileiros, como São Paulo, também investigam casos suspeitos.

O Reino Unido divulgou nesta terça-feira (2) que detectou uma segunda mutação na variante de coronavírus britânica, a B.1.1.7. O governo classificou a nova mutação como "preocupante" e afirmou que é a mesma observada na variante encontrada no Brasil e na África do Sul.

Fonte: G1 Piauí

Postar um comentário




PUBLICIDADE