Gestão promove campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

 O Conselho Tutelar de São Luís do Piauí, juntamente com as equipes da Secretaria de Assistência Social, do CRAS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura Municipal, deu início nesta segunda feira, dia 17 de maio, as 8:00h, a abertura da campanha “18 de Maio”, que tem por objetivo mobilizar a sociedade no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Foto: Liliane Andrade/Ascom

Abrindo a Semana de atividades alusivas à campanha, o Conselho Tutelar preparou um encontro com secretários, a prefeita Kelsimar Abreu e alguns adolescentes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Estiveram presentes na abertura os secretários municipais Gilberto Rodrigues (Meio Ambiente), Luciano Chagas (Administração), a presidente do CMDCA, Maria Irma Leite Lopes e a Secretária de Assistência Social, Ariana Bezerra.
Prefeita Kelsimar participou das atividades. Foto: Liliane Andrade

A abertura foi realizada pelo conselheiro Antônio Leandro Barros, oportunidade em que falou como surgiu a campanha e do por que essa data ser tão significativa.

Diante de alguma ocorrência, a assistente social Edineide Batista e a conselheira Rozimar Inocencia Bezerra, orientaram que medidas devem ser tomadas de imediato. Segundo elas, a testemunha deve procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas ou comuns, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ligar para o disque 100 e em casos de emergência ligar para o 190.

Essa prática criminosa, que consta na lei Lei 8.069/1990, com alterações da Lei 11.829/2008 do ECA (Estatuto da criança e do adolescente) que diz respeito a violência, sequestro, abuso e exploração sexual é uma problemática social que envolve a família, a sociedade e o poder público. Quase todos os dias por meio das mídias ou ate mesmo no meio em que vivemos, ouvimos histórias de sofrimento de quem teve sua infância ou adolescência destruída.

“São vários os sinais que nos levam a suspeitar de um possível abuso, dentre eles estão: mudança de comportamento, a criança nunca agiu de determinada forma e, de repente, passa a agir, medo de ficar perto de determinadas pessoas, alteração no humor. Também são sinais de abuso regressão, segredo, hábitos e proximidade excessiva”, destacou Ariana Bezerra.

A prefeita Kelsimar agradeceu a todos que compareceram ao evento e reforçou mais uma vez a importância da campanha. “Devemos cuidar das nossas crianças, pois elas precisam de amor, carinho, atenção, cuidados especiais, elas são também dignas do nosso respeito e compreensão. É necessário permitir que elas vivam sua infância brincando, estudando em um lar harmonioso junto da família, pois só assim, dessa forma se tornará um adulto feliz e saudável”, disse a gestora.

Logo após o ato solene de abertura da campanha, as conselheiras Edinalva Carvalho e Roseni Josefa, participaram de uma entrevista na rádio Vale do Guaribas FM, ocasião em que reforçaram para os ouvintes sobre a “Campanha do 18 de Maio” e sua importância. Durante a entrevista as conselheiras também informaram a programação e as ações que serão desenvolvidas nesta semana.

Até sexta feira, segue-se as datas de cada ação que será realizada. Nesta terça-feira, 18, houve a divulgação com o carro de som e panfletagem pelas ruas da cidades e zona rural, como também nas repartições públicas do município. Hoje, 19 aconteceu um roda de conversa sobre a temática, com a psicóloga Jessica de Lacerda, e na quinta-feira, 20, haverá divulgação da campanha e orientação às famílias pelos agentes e comunitários de saúde.

Nesta sexta-feira, 21, foi realizado o encerramento da campanha com apresentações das ações realizadas nas plataformas de mídia social, conduzido pelo Conselho Tutelar.

Postar um comentário




PUBLICIDADE