Geopark deve se tornar unidade de preservação

Conhecido por sua natureza exuberante com paredões de pedra e formações rochosas, além de sítios arqueológicos, o Geopark Cidade de Pedras deve se tornar uma unidade de conservação permanente no Piaui.

Foto: aquivo pessoal

Esse é o objetivo de um grupo formado por ambientalistas que nos últimos anos têm se dedicado ao mapeamento da área e a divulgação do espaço e que contam com o apoio e incentivo da prefeitura de São João da Canabrava, através do Secretário de Cultura Cláudio Roberto e o secretário de meio ambiente, Petrônio Isidoro.

Na última quarta-feira, 23, a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, esteve na região de Picos, e na oportunidade conheceu o Geopark Cidade de Pedras, em São João da Canabrava.

O parque fica localizado entre os municípios de São João da Canabrava e São José do Piauí e ficou conhecido como Capadócia Piauiense.

Segundo o Auditor Fiscal Ambiental da Semar, Felipe Gomes, a visita tem como objetivo o reconhecimento de campo. Na oportunidade foram identificamos que existe duas áreas alvos: uma na região de São José do Piauí e outra em São João da Canabrava.

“Essa primeira visita foi para verificar os principais pontos de interesse cênico e os desafios geomorfológicos. Após isso tem a etapa de escritório onde vamos aprofundar os estudos sobre os atributos naturais para também realizar a categorização da unidade de conservação, se de proteção integral ou de uso sustentável", pontua o auditor.

O Secretário de Cultura de São João da Canabrava, professor Cláudio Roberto, ressaltou que esse é o primeiro passo para tornar o Geoparque uma unidade de conservação permanente. 

Secretário de Cultura, professor Cláudio Roberto. 

"A nossa luta para tornar a área do Geopark Cidade de Pedras um local de conservação e de apreciação turística, começou ainda no início da década de 1990. Agora, estamos vivenciando esse momento histórico, sendo o primeiro passo para se criar um unidade de conservação e exploração turística, com possibilidades para geração de fontes de rendas para os nossos munícipes. Será incluso dentro dessa área de conservação, além do Geopark Cidade de Pedras, a Nascente Jacaré e a Caverna Furna do Guilherme. 

Responsável pelo mapeamento do Geopark, Josely Ecologista destacou a luta pela preservação do local.

“Eu tenho a felicidade de conhecer essa região a mais de 30 anos, já tenho mapeamento de muitas trilhas nas Cidades de Pedras que formam a Capadócia Piauiense nos municípios de São João da Canabrava, São José do Piauí e Bocaina. Sempre que recebo convites de turistas para conhecer os locais é uma alegria, pois amo está mostrando as nossas belezas naturais e os registros dos primeiros habitantes nos paredões com pinturas rupestres”, Josely Ecologista.






Postar um comentário




PUBLICIDADE