Conferência debate proteção social

 A Prefeitura de São João da Canabrava, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, 17 de setembro, a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

Foto: Edson Costa/Folha Atual

O evento, que foi realizado no Ginásio Municipal João José Batista, teve como tema debatido: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, Para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”.

Participaram da Conferência o prefeito Elson Silva; a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Niciana Cavalcante; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elaine Paiva; os vereadores Gildete Araújo (presidente da Câmara), Zé Gregório, Elaine Silva, Zé Leônidas, Elisânia Bezerra e Roberto Leal; além de colaboradores do CRAS e do SCFV; a secretária de educação, Elisângela Chagas; o soldado Roberto (representando a Polícia Militar) e representes da sociedade civil organizada.

Logo após o credenciamento e a abertura oficial com os pronunciamentos, aconteceu a leitura e aprovação do Regimento Interno e, logo após um lanche, teve início a palestra magna proferida pela assistente social, Ariane Santos, que é especialista em Elaboração de Projetos Sociais e Políticas Públicas.

A programação seguiu com discussões em grupos sobre os eixos temáticos da conferência, apresentação e validação das propostas elaboradas e escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.

“Um encontro muito importante, onde juntos traçamos as diretrizes que serão levadas para discussão nas conferências Estadual e Nacional, afim de sensibilizar as autoridades no sentido de ajudar os municípios que vem sofrendo com as quedas de recursos para a manutenção das políticas públicas. Temos feito o possível para dá continuidade as ações e até expandirmos, mas não tem sido fácil”, destacou o prefeito Elson Silva.

Já a primeira-dama e atual secretária de assistência social, Niciana Cavalcante, ressaltou que a conferência é um marco na política da Assistência Social, onde segundo ela, o espaço é aberto para discussões em torno da garantia dos direitos dos usuários e trabalhadores do SUAS.

Niciana Cavalcante, Secretária de Assistência Social. Foto: Edson Costa

Niciana Cavalcante lembrou ainda que as ações da Assistência Social no município só estão sendo possível graças ao apoio financeiro da Prefeitura. “Todos nós somos sabedores o quanto o país está passando por dificuldades financeiras em toda rede SUAS, onde o Governo Federal nos olha com olhar de discriminação, com falta de respeito, diminuindo os recursos que seriam para manutenção dos programas. Aqui em nosso município os usuários do SUAS só não estão sofrendo porque temos um gestor que se preocupa com todo trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social e vem dando o suporte financeiro para a concretização das ações sociais”, finalizou.

Fonte: Folha Atual



Postar um comentário




PUBLICIDADE