Repente é reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural do Brasil

A manifestação artística do Nordeste conseguiu reconhecimento e busca a salvaguarda do Iphan

O repente, manifestação que faz parte da identidade do Nordeste, foi reconhecido como patrimônio cultural, nesta quinta-feira (11), em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Repentista João Santana em apresentação. Foto: arquivo enviado por João Santana.



A manifestação nordestina existe há cerca de 200 anos foi reconhecida pelo Iphan como classe artística. O dossiê de registro documenta mais de 50 modalidades dessa arte. De acordo com o Iphan, o repente foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, onde também estão registrados a Roda de Capoeira, o Maracatu Nação (PE), o Carimbó (PA) e a Literatura de Cordel.

Essa manifestação artística que mistura poesia e rima em uma cantoria divertida e animada faz parte da vida de João Santana, atual presidente da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo).

João Santana é neto de Raimundo Santana, o ex-presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), e conta como o  pedido de reconhecimento foi realizado. Segundo o presidente da Acrespo, o pedido foi feito pela Associação ainda em 2013 visando o reconhecimento dos artistas.

“É um marco muito importante pra nós repentistas, como artistas, ter esse reconhecimento do Iphan. Agora o próximo passo é conseguir a salvaguarda também pelo Iphan, para que nossa arte não se perca com o tempo e seja lembrada como patrimônio cultural”, afirma João Santana.

A salvaguarda é uma lei de proteção do patrimônio histórico e artístico que assegura a permanência da memória de um povo e seus costumes.

Recentemente, o cordel, arte vizinha do repente, também foi reconhecido. O cordel conta com apresentações na televisão, nos programas de rádio, nas novelas, nas escolas com as crianças. “Agora o repente busca ganhar esses espaços também”, afirmou Santana.




No vídeo acima a dupla de repentistas, Chico de Assis e João Santana se apresentam no Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno.

Postar um comentário




PUBLICIDADE