Idosa morre de covid-19 no Hospital Regional Justino Luz

Uma idosa de 76 anos natural do município de Inhuma do Piaui morreu nesta segunda-feira, 31, por complicações da Covid-19. Ela estava internada no hospital Regional Justino Luz, em Picos. 

Foto: Antonio Rocha. 

De acordo com informações divulgadas pelo Hospital, na enfermaria Covid 14 leitos estão ocupados, e resta apenas um disponível. Na UTI, sete leitos estão ocupados e no momento há apenas um leito vago.

Nova onda de covid preocupa autoridades

O Governo do Piauí avalia novo decreto de medidas sanitárias diante do aumento do número de casos confirmados e de mortes de Covid-19. O documento deve ser publicado nesta terça-feira (1). Somente no boletim de ontem (31), o estado registrou 1.223 positivados para a doença, sendo o maior número de casos diários desde junho de 2021. O mês de janeiro fechou com quase 10 mil novos casos.

Na segunda (31), o governador recebeu do Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE) o pedido de suspensão de eventos até o carnaval. No entanto, o decreto Nº 20.439, de 28 de dezembro de 2021, que está em vigência, já determina que:

O poder público não poderá promover, financiar ou apoiar festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, em especial durante as festividades de réveillon 2021-2022, festas pré-carnavalescas ou carnavalescas de 2022, no período de vigência das restrições impostas por este

Decreto.

Ficam vedadas licenças e autorizações para festividades e demais eventos públicos e privados de pré-carnaval ou carnaval.

Obedecidos os protocolos e medidas sanitárias de enfrentamento à covid-19, poderão ser realizados atividades e eventos esportivos, sociais, culturais e artísticos, com as seguintes restrições de público, de métrica e de imunização: I em espaços abertos, o público admitido será de até 50% (cinquenta por cento) da capacidade; II – em espaços semiabertos, o público admitido será de até 500 (quinhentas) pessoas; III em espaços fechados, o público admitido será de acordo com a área do ambiente, até o limite máximo de 200 pessoas; IV em teatros e cinemas, o público admitido será de até 50% (cinquenta por cento) da capacidade; V – jogos de futebol, jogos de quadra e similares, o público admitido será de até 50% (cinquenta por cento) da capacidade do espaço (todos sentados).

LEITOS OCUPADOS

O Governo do Piauí confirma que “o crescimento de pessoas positivadas no estado resultou na ocupação acima de 70 % de leitos de UTI e já há territórios com ocupação de 100% dos leitos, com dificuldade de expansão devido ao adoecimento também de profissionais positivados com Covid-19 e outras síndromes gripais”.

Segundo o documento do COE  também ocorre a  subnotificação de casos, por conta da escassez de testes.

VACINAÇÃO 

“Devemos seguir em duas direções: a primeira delas a vacinação, por isso não vacile, vacine- se. Garanta a condição de vacinação para você sua família. Não deixe de se vacinar se não tomou a dose na idade certa, ainda dá tempo. Não deixe de tomar a dose de reforço se já tomou a segunda dose”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias.

O governador também comenta que está “aprovando novas medidas no sentido de garantir de forma preventiva menos propagação do coronavírus”.

“Garantir, com isso, as condições de estabilidade mesmo que seja uma estabilidade em alta. Ontem, perdemos nove vidas no Piauí.  No Brasil, vivemos um novo recorde de óbitos e de crescimento. Portanto, no Piauí, temos que lidar preventivamente e, é claro, procurar um médico com qualquer sintoma. O objetivo é salvar vidas”, comenta.    

Fonte: Portal ClubeNews

Postar um comentário




PUBLICIDADE