Piauí tem aumento de 300% nos casos de Covid-19

O Piauí fechou o mês de janeiro com mais de mil casos confirmados de Covid-19 em 24 horas, segundo os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). Na comparação com o mês anterior o crescimento foi superior a 300%. Foram 2.860 casos em dezembro de 2021 e 9.765 em janeiro de 2022. O número de mortes também teve um salto de 75 em dezembro para 113 no acumulado de janeiro.

Foto: Reprodução

Para o médico infectologista Nayro Ferreira, o aumento de casos se deve, principalmente, ao relaxamento das medidas sociais e ao não cumprimento das medidas sanitárias ditadas desde o início da pandemia. “O número de casos de Covid-19 cresceu de forma assustadora nos meses de dezembro e janeiro. É espantoso ver os números e é espantoso andar nos hospitais e ver a quantidade de pessoas internadas”, relata.

Ainda de acordo com o especialista, o aumento do índice de vacinação é um fator positivo, mas até nesse aspecto as pessoas estão relaxando. “A grande massa da população não está voltando pra completar o esquema vacinal ou tomar a dose de reforço. E o perfil de internados nas unidades de saúde é principalmente esse – os não vacinados ou com esquema incompleto”, afirma o médico.

“Se a população não se conscientizar que a vacinação associada à medida sanitária e restrição social são as melhores formas de prevenir as formas mais graves da doença, ainda teremos um cenário assustador nos próximos meses”, alerta ainda.

Números que assustam

Os mais de mil casos de Covid-19 confirmados em 24 horas, registrados no dia 31 de janeiro, representam o maior número de casos diários desde agosto de 2021, quando foram computados 6.841 casos e 110 mortes. A última vez que o estado havia somado mais de mil casos por dia foi em junho de 2021.

Ainda assim, abril de 2021 continua na frente como mês mais letal durante a pandemia, com 34.237 casos confirmados e 1.087 mortes.

Subnotificação e relaxamento de medidas

O membro do COE e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí, o professor doutor Emídio Matos, afirma que os números podem ser ainda mais assustadores. Ele diz que a subnotificação de casos ainda em dezembro pode ter impossibilitado a decisão por medidas mais restritivas que impedissem a nova escalada da Covid em janeiro.

“Como os dados do Ministério da Saúde sumiram durante todo o mês de dezembro, a gente ficou sem conhecimento de como estava a pandemia no país em e isso nos impossibilitou de orientar corretamente as autoridades através do COE no estado do Piauí. Então muito provavelmente as medidas de final de ano teriam sido diferentes se a gente tivesse tido acesso aos dados e verificado já um aumento dos casos ainda em dezembro”, informa o pesquisador.

Emídio Matos concorda que outros fatores contribuíram para a elevação do número de casos de Covid neste início de 2022. Entre eles, o relaxamento da população quanto às medidas básicas de proteção, como o uso de máscara e distanciamento. “O lado bom é que, com o avanço da vacinação, o número de casos não está sendo acompanhado pelo número de óbitos”, conclui.

Fonte: Portal ClubeNes

Postar um comentário




PUBLICIDADE