O mês de março marca um período de atenção especial às mulheres no município de São Luís do Piauí. A Secretaria municipal de Saúde, realizou neste mês ações do Março Lilás, que tem como foco a prevenção ao câncer de colo de útero.
![]() |
| Foto: Layanne Rodrigues |
Durante a campanha, equipes de saúde percorreram todos os postos de saúde da zona rural onde foram realizados exames de prevenção ao câncer de colo uterino, teste de glicemia, aferição de pressão, avaliação antropométrica e teste para detecção da covid-19.
Na manhã desta quarta-feira, 30, a campanha foi concluída na Unida Básica de Saúde na zona urbana do município.
Câncer uterino
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fator de risco mais importante para o câncer de colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser prevenido por vacina disponível na rede pública de saúde, especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo em prevalência na população feminina, com taxa estimada de 15,38 casos/100 mil, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.
A campanha
O Março Lilás é um movimento promovido anualmente com o objetivo de impulsionar a conscientização sobre a prevenção e o controle do câncer do colo do útero, compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, bem como contribuir para a redução da mortalidade.
Nomeado Mês da Mulher, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, este foi o mês escolhido para a campanha Março Lilás, de modo a envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres nesse período, promovendo prevenção e bem-estar.





















