Operação investiga fraude milionária no Seguro Defeso

No Piauí, as equipes estão em Teresina e em Parnaíba para cumprir mandados de busca e apreensão.

Operação da Polícia Federal do Piauí. Foto: reprodução/PF – arquivo 

Uma operação da Polícia Federal (PF) busca desarticular uma organização criminosa suspeita de provocar fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, também conhecido como Seguro Defeso. A Superintendência da Polícia Federal do Piauí informou que, no estado, as equipes cumpriram dois mandados de busca e apreensão, um na capital Teresina e o outro na cidade de Parnaíba. A investigação está denominada como “Operação Tarrafa”

De acordo com a Polícia Federal, a operação acontece em 12 estados, incluindo o Piauí. “As investigações tiveram início em 2020, quando foi constituído Grupo de Trabalho envolvendo a Polícia Federal, Secretaria da Pesca – SAP/MAPA, INSS, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – SEPT/ME, CAIXA e DATAPREV”.

“Estão sendo cumpridos 180 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão preventiva, com a participação de mais de 600 Policiais Federais. As ações estão ocorrendo em 12 unidades da federação: Pará, Maranhão, São Paulo, Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí”.

As investigações apontam o possível envolvimento de 42 servidores públicos, espalhados pelo país.

“Os trabalhos efetuados identificaram diversos elementos de fraudes cometidas na inserção dos dados no Registro Geral de Pescador e, posteriormente, no pedido de deferimento do benefício previdenciário”.

Até o momento, as investigações identificaram que pelo menos 102 Certificados Digitais de Identificação fraudulentos foram expedidos em nome de servidores públicos.

“A organização criminosa, utilizando destes certificados falsos, conseguiu gerar cerca de 436 mil pedidos de SDPA, envolvendo cerca de 400 mil CPFs e com participação de diversas colônias/sindicatos/associações de pescadores”.

A Polícia Federal acrescentou que “os benefícios objeto de investigação na Operação Tarrafa acarretaram pagamentos de aproximadamente um bilhão e quinhentos e vinte milhões de reais a solicitantes em 1.340 municípios”.

Fonte: Portal Clube News 

Postar um comentário




PUBLICIDADE