Sete partidos vão deixar de existir no Piauí

 A acomodação de pelo menos sete deputados no Partido dos Trabalhadores vai provocar o sumiço de sete siglas partidárias. A chegada dos parlamentares é uma estratégia política para os deputados que buscam a reeleição no Legislativo estadual. Na terça-feira (15), cinco novos membros desembarcaram na agremiação petista.

Fonte: Divulgação/ALEPI

Até o momento, já deixaram de existir na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o PSD, com a filiação do deputado Georgiano Neto ao MDB; o PDT, com a ida de Flávio Nogueira Júnior para o PT; e o Cidadania, que tinha como único representante o deputado estadual Oliveira Neto, que também migrou para o PT.

Diante da proximidade do fechamento da janela partidária – previsto para o dia 2 de abril – mais quatro partidos estão com os dias contados. O PSDB vai perder o deputado Marden Menezes para o Progressistas. Já o PSB também perderá seu único representante na Casa, o deputado Gustavo Neiva, para o Progressistas.

O deputado estadual Nerinho, último remanescente do PTB na Alepi, deve migrar para o PT e ser seguido por Hélio Isaías e Fábio Xavier – que deixa os quadros do Partido Liberal.

PSD e PL sem representação

Ainda no início do mês, o deputado estadual Georgiano Neto migrou para o MDB após acordo partidário às eleições de outubro. O parlamentar era o único membro do PSD na Alepi.

Já o Partido Liberal foi esvaziado no Piauí com a filiação do presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2021. Por determinação da executiva nacional, os diretórios estaduais ficaram impedidos de se aliar a legendas de esquerda, fato que impossibilitou a permanência dos deputados Coronel Carlos Augusto, Dr. Hélio e Fábio Xavier.


Partidos que vão sumir da Alepi:


– PSD


– PDT


– PSDB


– PTB


– PL


– PSB


– Cidadania


Partidos que devem continuar:


– Progressistas


– MDB


– PT


– Republicanos


– PV

Reação em cadeia

O governador Wellington Dias (PT-PI) explicou que a redução no quantitativo de partidos na Assembleia Legislativa é reflexo da nova legislação eleitoral. Segundo o chefe do Executivo, é esperada uma reação em cadeia após as eleições de outubro em todos os estados.

Wellington Dias esteve presente, na terça-feira (15), na cerimônia de filiação de quatro deputados ao PT e explicou que o número de siglas na Câmara dos Deputados pode ser reduzido pela metade. Situação que afeta os diretórios estaduais de cada legenda, que dependem da existência de membros na Casa Federal para a garantia de maior tempo de televisão e fundo eleitoral.

“Nós temos uma regra que nos impõe decisões. A regra das eleições foi alterada. Só para a gente ter uma noção, é previsto que o Congresso Nacional tenha uma redução de 26 partidos para em torno de 14 partidos após o resultado das eleições. Porque tivemos o fim das coligações proporcionais”, destacou.

Portal ClubeNews 

Postar um comentário




PUBLICIDADE