Prefeitura promove ações da Campanha Setembro Amarelo

 “A Vida é a Melhor Escolha!”. Com este tema, a Prefeitura de São João da Canabrava, através das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu na tarde desta terça-feira, 13 de setembro, na zona urbana do município, uma mobilização chamando a atenção da população quanto a valorização da vida.

Foto: Jean Oliveira 

A mobilização fez parte da programação preparada para ser desenvolvida durante este mês em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à prevenção do suicídio e valorização da vida.

Logo após as palavras do padre Paulo Henrique, dirigida para os participantes que se concentravam em frente a Igreja de São João Batista, foi realizada uma caminhada pelas ruas da cidade até o Ginásio Municipal João José Batista.

Durante o percurso, panfletos sobre a temática da campanha foram distribuídos para população, como também foram repassadas informações com carro de som sobre a rede de serviço disponível na gestão municipal em prol da valorização da vida.

Informações sobre ações foram repassadas no Ginásio Municipal, após os pronunciamentos, o médico psiquiatra Marcos Bezerra, proferiu uma palestra. 

“Primeiro quero parabenizar a gestão municipal pela iniciativa de promover este evento de suma importância nos dias atuais. Sobre a palestra, levei a mensagem de que todas as situações, por mais difícil que pareça, existem soluções, e nós como profissionais de saúde vamos atrás desta solução para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Chamei também a atenção para aquelas pessoas que tenham parentes ou amigos passando por uma situação difícil, que possam estar dando uma atenção especial, conversando e buscando assistência médica para fazer o tratamento adequado”, disse.

Logo após a palestra, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), coordenados pela professora de dança Luana, conduziram uma apresentação cultural que abordou a temática “A solução do desespero sempre há uma nova chance”.

“Quero acolher todos vocês de uma forma muito especial. Estou bastante feliz e agradecida por terem aceito o nosso convite e virem participar deste momento. Este tema é muito importante, sendo necessário debatermos. Se vocês estão aqui é porque a vida tem valor sim. Aproveito para agradecer as parcerias, onde conseguimos reunir todos os entes da administração pública neste evento. Finalizo dizendo que nos preocupamos com cada vida, pois ela é a melhor escolha”, destacou a secretária de Saúde, Maykiane Luz.

Em seu pronunciamento, a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Niciana Cavalcante, destacou os serviços prestados pela gestão municipal em favor da vida. 

“O município de São João da Canabrava é referência em valorização da vida, onde contamos com um médico psiquiatra que atende na Unidade Básica Avançada de Saúde, com a psicóloga Kélia Rocha, no CRAS, juntamente com as assistentes sociais, Maria Elaine e Ariana Santos e, dentro da Secretaria de Educação, o acompanhamento de alunos com o psicopedagogo e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, frisou.

Elisângela Chagas, secretária de educação, ressaltou que todos que fazem a gestão pública municipal estão nesta luta da prevenção da vida. “Toda vida importa e a administração de São João da Canabrava tem trabalhado em todos os aspectos para cuidar da saúde mental das pessoas. Sabemos que depois desta pandemia as pessoas estão desenvolvendo sérios transtornos psicológicos, crise de ansiedade, medo, de angustia, e esta campanha do Setembro Amarelo tem como eixo principal cuidar da saúde mental de todos os munícipes”, disse.

Estiveram também presente nesta primeira ação, o Dr. Pablo Ítalo; a diretora do Ensino Médio, Mariana Mendes; a diretora do Ginásio Municipal, Maria Luzinete; o diretor municipal de Saúde, Fabiano Sousa; o coordenador da Atenção Básica, Átila Araújo; equipes das Secretarias Municipais já citados; alunos das redes municipal e estadual de ensino, e a população em geral.

Na próxima quinta-feira, 15, a mesma ação será desenvolvida no povoado Serra do Maracujá, e no dia 16 de setembro, no povoado Conceição, ambos na zona rural do município.




Postar um comentário




PUBLICIDADE