PRF resgata 63 canários transportados ilegalmente em ônibus

A Polícia Rodoviária Federal recuperou 63 pássaros silvestres que estavam sendo transportados na bagagem de um passageiro de ônibus. O flagrante ocorreu na BR 316 em Picos (PI).

Foto: Reprodução / PRF 

A apreensão dos pássaros ocorreu na sexta-feira(31), durante abordagem a um ônibus interestadual que vinha da cidade de Brasília (DF) com destino a Patos (PB). A equipe iniciou os procedimentos de fiscalização quando encontrou duas bolsas nos últimos assentos do veículo, que pertenciam a um passageiro de 57 anos. No interior da bagagem, foram encontrados 63 pássaros silvestres espécies da canário da terra.

Questionado sobre a origem dos pássaros, o homem informou que eram seus e que os havia adquirido na cidade de Ceilândia (DF), pelo valor de R$ 10,00 cada. Alegou ainda que soltaria os pássaros em Patos (PB).

Foto: Reprodução / PRF 

Todos os animais estavam sem a devida documentação e em situação de maus-tratos, sendo transportados sem possibilidade de hidratação, sem ventilação adequada e com pouca mobilidade. De acordo com a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Diante do exposto, as aves foram encaminhadas a delegacia de Policia Civil de Picos e o passageiro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial e responder pelos crimes de Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e Praticar maus-tratos contra animais. Posteriormente as aves foram soltas. 

Fonte: PRF 

Postar um comentário




PUBLICIDADE