Ensino Médio mobiliza alunos para prova do SAEPI

A Unidade Escolar João José Batista, ensino médio de São João da Canabrava, intensificou preparação dos alunos para uma avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que acontece no começo do próximo mês e busca fazer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual de educação.

Alunos foram divididos em grupos de estudos. Foto: Jean Oliveira

O que foi feito?

Segundo a direção da escola, o Projeto Maratona SAEPI, foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, tem objetivo preparar os alunos para uma prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). Na próxima semana, a iniciativa será desenvolvida no anexo do ensino médio no povoado Conceição, zona rural de São João da Canabrava.

Projeto será realizado até o mês de outubro. Foto: Jean Oliveira  

Para facilitar a revisão dos conteúdos que serão cobrados na avaliação do SAEPI, os alunos foram divididos de estudos liderados pelos alunos mentores. O Projeto seguirá até véspera da realização das provas, que serão aplicadas no início de outubro.

Foto: Jean Oliveira 


Sobre o SAEPI 

Criado em 2011, o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, criado busca diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual de educação. O SAEPI vai avaliar a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Foto: Jean Oliveira 

Aplicado anualmente, avalia de modo censitário os alunos dos 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A partir das respostas à avaliação aplicada pelo SAEPI é possível medir o desempenho dos alunos da rede estadual em cada um dos descritores das disciplinas mencionadas acima. Além disso, os dados de desempenho dos alunos integram o IEPI (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí ).

$ads={1} 


Como os dados do SAEPI poderão ser usados?


O resultado das avaliações do SAEPI poderá ser utilizado, por exemplo, no planejamento das intervenções pedagógicas da escola e na formação continuada de diretores, coordenadores, professores e técnicos. A avaliação externa permitirá a análise dos fatores que interferem no processo de aprendizagem dos estudantes, assim como dos programas voltados para a melhoria da educação básica.

Com informações do portal Seduc e Foco Escola

Postar um comentário




PUBLICIDADE