Padre Henrique assume Seminário Propedêutico São José

Na noite de quinta-feira, 25, a Diocese de Picos realizou a criação da área pastoral Senhora do Carmo e instalou o Seminário Propedêutico São José. A Celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José.

Padre Paulo Henrique assumiu reitoria do Seminário e Área Pastoral. Foto: Diocese de Picos


Durante a celebração, os padres João Pereira de Sousa e Paulo Henrique da Silva Oliveira, foram apresentados como responsáveis pela nova área pastoral, com a missão de vigários paroquiais da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. O Pe. Paulo Henrique assumiu também a missão de Reitor do Seminário Propedêutico São José.

 Cabe ao Reitor a responsabilidade de formar os novos padres da Diocese de Picos.

“Na primeira etapa da vida no Seminário, que nós chamamos de Propedêutico, quando os seminaristas começam a vida no seminário, de formação intelectual, pastoral, a convivência comunitária e também na espiritualidade”, acrescentou o Padre Henrique.

O Seminário Propedêutico São José é uma casa de formação que acompanha e prepara os candidatos ao sacerdócio ministerial, para o ingresso no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, para os cursos de Filosofia e Teologia, realizados no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI).

Padre João Batista, Dom Plínio José e Padre Paulo Henrique. Foto: Diocese de Picos

A formação dos novos seminaristas da Diocese inclui as dimensões da vida humana necessárias para o desempenho da ação evangelizadora da Igreja, a saber: pastoral, espiritual, intelectual, humano-afetiva e comunitária. Os três primeiros seminaristas acolhidos para este ano de 2024, são: Raí de Sousa Silva, da Paróquia Imaculada Conceição (São Julião/PI), Adenildo de Sousa, Kleiton Kauan Carvalho Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes (Paulistana/PI).

$ads={1}

A Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo tem projeção de ser uma futura Paróquia. É formada por 22 comunidades em cinco setores. Dom Plínio José, destacou que pretende implantar mais três Paroquias na cidade de Picos.

Comunidades presentes 



A celebração que marcou o início de um novo ciclo na vida sacerdotal do Pe. Henrique contou com a presença de membros das comunidades de São Luís do Piauí e São João da Canabrava, que formaram uma caravana e foram a Picos para assistir a Missa. O gesto representa uma forma de agradecimento e apoio ao padre que por quase oito anos esteve à frente da Paróquia de São João Batista.

Postar um comentário




PUBLICIDADE