O paracanoísta Luís Carlos Cardos conquistou a medalha de ouro no Mundial de Paracanoagem de Szeged, na Hungria, na manhã deste sábado, na categorias KL1 200m, antes das Paraolimpíadas de Paris 2024. O paratleta brasileiro finalizou a prova em 46.17s. Remy Boulle, da França, e Saeid Hosseinpoorzarouni, do Irã, completaram o pódio.
![]() |
Luís Carlos Cardoso fatura ouro em Mundial na Hungria — Foto: Divulgação |
Na final dessa categoria, Luís Carlos Cardoso superou seu próprio tempo, que anteriormente, nas eliminatórias, havia sido de 48.07s. O também brasileiro Luciano Pereira Lima finalizou a prova na quarta colocação. Veja abaixo como ficou a classificação final da categoria KL1 200m.
- Luís Carlos Cardoso (Brasil) – 46.07s;
- Remy Boulle (França) – 46.36s;
- Saeid Hosseinpoorzarouni (Irã) – 48.42s;
- Luciano Pereira Lima (Brasil) – 48.62s;
- Robert Suba (Hungria) – 49.54s;
- Esteban Farias (Itália) – 50.55s;
- Xiaowei Yu (China) – 50.98s;
- Alex Santos (Portugal) – 52.51s;
- Adrian Castano (Espanha) – 54.29s.
Natural de Picos, interior do Piauí, Luís Carlos Cardoso foi medalhista de prata nas Paraolimpiadas de Tóquio em 2021.
![]() |
Luís Carlos Cardoso em Tóquio. Foto: Miriam Jeske/CPB |
Na paracanoagem, a vaga para as Paralimpíadas são do país, que convoca os atletas que o representarão de acordo com as próprias regras. Na KL1, a vaga brasileira foi garantida pelo próprio Luís Carlos, em 2023, quando conquistou o bronze no Mundial de Druisburg, na Alemanha.
A confirmação do atleta nos jogos de Paris deve ser confirmada em breve pelo Comitê Brasileiro de Paracanoagem. Na França, o atleta deve buscar sua segunda medalha paraolímpica.
Fonte GE PIAUÍ