Veja serviços disponíveis online para o eleitor e evite pegar fila no Cartório Eleitoral

O prazo para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor termina nesta quarta-feira (8), para quem quiser votar nas Eleições Municipais deste ano. Por conta disso, eleitores formaram, nos últimos dois dias, muitas filas no Fórum Eleitoral em Picos.

Fila na porta do Fórum Eleitoral de Picos. Foto: Antonio Rocha

Depois desta data, o cadastro eleitoral estará fechado, devido à preparação da logística de votação do pleito. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) orienta que alguns dos serviços (veja a relação abaixo) estão disponíveis no sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net.

Serviços disponíveis online
  • alterar dados pessoais;

  • incluir o nome social;

  • atualizar o endereço;

  • consultar situação do título;

  • apresentar justificativa;

  • consultar e trocar o local de votação;

  • regularizar título eleitoral cancelado (revisão);

  • transferir o município de domicílio eleitoral, com possibilidade de correção de dados ou de regularização do título eleitoral cancelado.

  • transferir o município de domicílio eleitoral, com possibilidade de correção de dados ou de regularização do título eleitoral cancelado.
Mas atenção, desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria, ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrerá exclusivamente de forma presencial.

Quem está com as digitais e foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro (8 de maio).

O TRE recomenda ainda que, caso o sistema aponte alguma inconsistência ou algum problema, antes de sair de casa, utilize-se um dos canais de atendimento da Ouvidoria do órgão.

A Ouvidoria poderá auxiliar o eleitor, inclusive pelo telefone, a resolver a dificuldade sem que ele precise sair de casa e tenha que pegar fila em um cartório eleitoral. Os canais de atendimento são:

Atendimento presencial (7h às 18h): Rua Professor - R. Porfírio Bpo. de Souza, s/nº - Dner, Picos - PI, 64607-470

Conheça os serviços

Alistamento (primeiro Título): compreende os atos de qualificação e inscrição da eleitora ou do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição.

Transferência de domicílio eleitoral: é a operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, estado ou país, para que ela possa continuar a exercer o direito do voto.

Atualização de dados cadastrais (revisão): é o serviço em que a eleitora ou o eleitor solicita a alteração dos próprios dados (atualização do nome, endereço ou local de votação, por exemplo), sem mudar o município.

Documentação necessária

Tanto no atendimento presencial quanto on-line, é necessário ter em mãos a seguinte documentação: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses; e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).

No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Horário e local de atendimento presencial

Em Teresina, o atendimento presencial ocorre no Fórum Eleitoral de Teresina, na Avenida Marechal Castelo Branco, bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina

O expediente é das 7h às 13h, mas há uma extensão do horário de atendimento até às 18h. Essa extensão restringe-se ao atendimento de eleitoras e eleitores que se encontrem na fila até o fim do expediente, ou seja, às 13h.

Com informações do G1 Piauí 

Postar um comentário




PUBLICIDADE