Festival de Sanfona celebra a cultura regional em São João da Canabrava

Na noite desta segunda-feira, dia 17, a cidade de São João da Canabrava foi tomada pelo som contagiante das sanfonas em um festival vibrante promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. O evento, que atraiu centenas de populares, celebrou a rica tradição musical do nordeste e destacou o talento de sanfoneiros locais e regionais.

Sanfoneiros percorreram as ruas da cidade. Foto: João Paulo Leal 

Realizado pela segunda vez naquele município, o Festival de Sanfona teve início à tarde, por volta das 16h, com a roda de sanfona e à noite, às 20h30 foi feita a sanfoneada com passeata pelas ruas do centro da cidade e em seguida, no palco erguido na avenida São João Batista, teve início as apresentações do festival, com renomados sanfoneiros. Entre os destaques, estavam nomes consagrados como Sandrinho, Alvino Luz, Edson Sanfoneiro, Valdinar do Acordeom, Zé Francisco e outros que integram o grupo Sanfona do Rei, que encantaram o público com performances que variaram do forró pé-de-serra ao baião, xote e arrasta-pé.



O prefeito de São João da Canabrava, Elson Silva de Sousa, presente na abertura do evento, ressaltou a importância do festival para a valorização da cultura local. “A sanfona é parte essencial da nossa identidade cultural. Este festival não apenas celebra essa tradição, mas também fortalece a nossa comunidade ao unir gerações em torno da música”, afirmou.

Prefeito Elson Silva. Foto: João Paulo Leal

A Secretaria de Cultura, mais uma vez, desempenhou um papel fundamental na organização do festival. O secretário Cláudio Roberto Leal, destacou a participação de sanfoneiros de vários municípios da grande região e até de outras regiões do Piauí, o que abrilhantou a edição deste ano. “Esse festival já se consolidou como um dos eventos mais importantes de nosso calendário cultural, reafirmando o compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Cultura em preservar e promover nossa rica tradição musical”, concluiu.

Secretário de Cultura Cláudio Roberto. Foto: João Paulo Leal

Fonte: Picos 40 Graus 

Postar um comentário




PUBLICIDADE