José Leônidas participa de Caminhada do Maio Laranja

O Presidente da Câmara de Vereadores de São João da Canabrava, vereador José Leônidas, (MDB), participou na manhã desta sexta-feira, de uma caminhada que faz parte das ações do Maio Amarelo, Campanha nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Vereador José Leônidas. Foto: Bruna Martinho

 A concentração aconteceu em frente ao Ginásio Municipal João José Batista, de onde servidores públicos, secretários municipais, professores, alunos e autoridades saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade.

 A caminhada percorreu várias ruas do centro da cidade, onde os alunos levaram cartazes com frases que alerta sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e os cuidados que as famílias devem ter com seus filhos.

O parlamentar destacou que a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma luta de toda a sociedade e reforçou que é preciso fortalecer o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.


 “Temos que lutar pelas nossas crianças e adolescentes, para que tenha seus direitos assegurados, além disso, temos ainda que ficar vigilantes para evitar que sejam vítimas de abusos e violência sexual, crimes que jamais podem ficar impunes. Por isso, reforço o alerta, para que todos nós possamos ficar atentos e denunciar tais crimes”, acrescentou.

A campanha une poder público e sociedade civil no combate ao abuso e à exploração sexual com ações por todo Brasil.

Até 2022, essa campanha era realizada apenas no dia 18 de maio, mas uma lei federal ampliou as ações para todo o mês. O ChildFund Brasil é uma das instituições que estão mobilizando a sociedade durante o Maio Laranja.

Cuidados simples podem aumentar a proteção no mundo virtual. Existem aplicativos que ajudam a controlar o tempo de uso do celular e o conteúdo acessado pela criança. O ideal é que elas não tenham redes sociais, mas se tiver, o perfil deve ser sempre privado.  

Como denunciar casos de abuso?

Em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual de alguma criança ou adolescente, é possível pedir ajuda pelos seguintes canais:

 Polícia Militar: número 190, em casos urgentes;

 SAMU: número 192 para emergências médicas;

Atendimento direto do Centro 18 de Maio: pelo WhatsApp (61) 98314-0636

Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca): disque 125

 Em casos de crimes virtuais: plataforma destinada a denúncia de sites com conteúdo sexual infantil.

Com informações do G1 

Postar um comentário




Publicidade