CadÚnico ficará indisponível de 9 a 12 de janeiro em São João da Canabrava

CRAS - São João da Canabrava. Foto: Canabrava News

O sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ficará temporariamente indisponível em todo o país entre os dias 9 e 12 de janeiro. Com isso, os atendimentos relacionados ao cadastro estarão suspensos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São João da Canabrava.

A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal nesta terça-feira (6). Durante o período de manutenção, os serviços digitais também podem apresentar instabilidade, incluindo o aplicativo “Meu CadÚnico”.

Imagem - Divulgação 

De acordo com o comunicado, a previsão é que o sistema volte a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (12).

A paralisação mensal é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e ocorre para a extração da base de dados pela Dataprev, procedimento técnico necessário para garantir a segurança, integridade e atualização das informações.


A Secretaria de Assistência informa ainda que o CRAS seguirá aberto com atendimento a população para outros serviços. 

O que é o CadÚnico?


O CadÚnico é a principal ferramenta do Governo Federal para identificar famílias de baixa renda e possibilitar o acesso a programas sociais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás.


O ministério reforça que a atualização do cadastro deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na renda, endereço, composição familiar ou situação de trabalho. A falta de atualização pode resultar no bloqueio ou cancelamento dos benefícios, sendo a responsabilidade do titular do cadastro manter os dados corretos.



Postar um comentário




Publicidade