Presidente do TCE-PI cobra rigor na fiscalização de festas bancadas por prefeituras


O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, fez um alerta às prefeituras piauienses que vêm gastando valores elevados com a contratação de bandas e grandes shows para festas e eventos municipais.

Kennedy Barros.  Foto: Jonas Carvalho 




Em entrevista à TV Clube, nesta quinta-feira (8), Kennedy Barros afirmou que o Tribunal será mais rigoroso na fiscalização do uso dos recursos públicos, especialmente em municípios que enfrentam dificuldades na oferta de serviços básicos. Segundo ele, gastos excessivos com festas podem resultar em sanções na prestação de contas dos gestores.




“Há municípios que não têm o básico, mas realizam festas caríssimas. As manifestações culturais podem e devem acontecer, porém com custos razoáveis e valorizando artistas da terra. O que não pode é comprometer serviços essenciais para contratar bandas famosas. O Tribunal vai ser rigoroso com isso”, destacou.

Além dos gastos com eventos, o presidente do TCE-PI também afirmou que o órgão irá acompanhar de perto as denúncias de demissões em massa em prefeituras do estado. Segundo Kennedy Barros, as contratações e exonerações devem obedecer critérios legais e atender às reais necessidades do serviço público, sem interferência político-partidária.

“A contratação precisa obedecer às regras e servir ao interesse público. Cargo de confiança, por exemplo, só pode existir se for criado por lei. Tudo é monitorado pelo Tribunal. Quando chegam denúncias, o TCE vai agir para apurar o que está acontecendo”, explicou.

O Tribunal de Contas reforçou que continuará atento à aplicação correta dos recursos públicos e ao cumprimento da legislação por parte das administrações municipais.




Com informações do Portal ClubeNews

Postar um comentário




Publicidade