Juventude de Bocaina celebra 25 anos de DNJ





DNJ reuniu centenas de jovens em  Bocaina
“Celebrando a memória e transformando a história” a Pastoral da Juventude – PJ – da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizou no último domingo (24) os 25 anos de DNJ – Dia nacional da Juventude -. O encontro aconteceu na cidade de Bocaina - PI, sede da paróquia, e contou com a presença de jovens de São Luis e São João da Canabrava.

O encontro começou às 07h00h com a acolhida dos jovens na Escola Jomásio do Santos Barros onde foram feitos os credenciamentos para as oficinas e servido o café da manhã.  Da escola Jomásio a juventude saiu em marcha para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição tendo início o primeiro momento da celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José.

No colégio Urbano Leal Às 09:30h foram realizadas as oficinas de Espiritualidade, Comunicação, Coreografia, Dança, Música, Radio, Poesia e  Liturgia. Ao meio-dia pausa para o almoço, servido nas casas da comunidade.

À tarde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos oficineiros e 16:00h realizada a segunda parte da missa.  Finalizando o dia, o cantor Carlos Brandão de Floriano e os artistas locais se apresentaram em praça pública.

Veja as fotos em







                           










Irmã Valdinéia Almeida

Robério Portela ( Organização)





Depoimentos sobre o DNJ 2010:

"Para que tudo acontecesse foi preciso como diz o lema o DNJ 2010 “muita luta,muita reza”, sinceramente para a coordenação do evento este dia custou muito suor e algumas noites de insônia e verdadeiramente valeu a pena, pois indescritivelmente a emoção de ver tantos jovens unidos num mesmo grito “o não a violência e ao extermínio de jovens”.

Foi proveitoso a aprendizagem que ficou de cada oficina e as oficina e as novas amizades que surgiram ao longo do dia. Foi muito gratificante também a partilha de todos que colaboraram para que este evento acontecesse podemos acrescentar ainda que o marco no coração de cada um (A) que participou se concretizou por meio a celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano D. Plínio".

Jane Diekleine
Equipe de Coordenação
Bocaina - PI


"O DNJ foi para mim uma experiência muito boa de encontro com jovens. Eu senti que a nossa juventude tem sede de Deus, querem encontrá-lo, mas não sabem muito como fazer isso. O DNJ proporcionou esse encontro a partir da realidade de cada um (a).

Penso que a coordenação foi muito feliz na escolha das oficinas e na preparação geral do evento. Os jovens demonstraram muito interesse em participar das oficinas e das atividades propostas.
Foi um dia muito especial. Valeu a pena!"
Luzinete Araújo
Postulante – Calvariana
Fortaleza – CE
Facilitadora da Oficina de Espiritualidade

"Quando me convidaram, pensei: como é que vai ser o DNJ em Bocaina?
Hoje eu definiria como experiência, de estar com os jovens, sendo com eles, vivendo no meio deles, de aceitando o desejo de fazer, criar com eles uma OFICINA DE LITURGIA.

E que experiência! Dizem que os jovens nada querem, não foi o que vi e nem senti.
Jovens buscam a Deus, num encontro, num olhar... Eles gritam, fazem festa, em busca de alguém que os escute.
Fiz essa experiência e onde quer que vá levarei comigo.
Obrigada."

Ana Rubia
Fortaleza - CE
Facilitadora da Oficina de Liturgia

"O DNJ na celebração dos 25 anos de sua mobilização aconteceu graças ao:
  •  Compromisso com as causas da juventude que buscam pautar sua vida na justiça social, na participação popular , na diversidade, na educação libertadora;
  •  o trabalho de equipe; 
  •   No apoio da comunidade;
  •   Na liberdade do Pároco, 
  •   Na participação ativa e efetiva de nosso Pastor D. Plínio José Luz da Silva;
  •   No envolvimento de alguns grupos de jovens das comunidades;
  •  Na disponibilidade dos facilitadores (as) das Oficinas que vieram de diversos lugares;
  •  E na presença de Carlos Brandão, que com suas canções deixou a sua mensagem de vida e esperança para a Juventude e as famílias na oficina e no Show celebrativo da noite.

Em nome da Coordenação do DNJ 2010 da Paróquia N. Sra. da Conceição, comunicamos a nossa alegria pelo êxito do evento e agradecemos a participação em massa da Juventude das comunidades de São Luis, São João de Canabrava e Bocaina.

Enfim gratidão a todos (as) que de uma maneira ou e outra participaram deste momento histórico e que puderam renovar os seus compromissos em favor da defesa e promoção da Vida da Juventude.

Que o Deus da Vida e que a Imaculada Conceição que tanto nos amparou na preparação e no desenvolvimento do evento continue nos abençoando e nos orientando na luta em marcha contra a violência e  extermínio da juventude.
Com gratidão".

Ir. Valdinéia Almeida e Hilda Marques

Que dia Maravilhoso foi o DNJ na Paróquia de Bocaina! Fiquei muito alegre em ver tantos jovens presentes, participando responsavelmente de todas as atividades realizadas. Percebi o quanto a nossa juventude tem sede de encontrar-se,  partilhar a vida e construir juntos. Foi lindo ver a colaboração das famílias da cidade de Bocaina acolhendo os jovens em suas casas oferecendo amizade, almoço, banhos, etc.

Agradeço a Deus e a coordenação do DNJ pela oportunidade de ajudar nas OFICINAS compartilhando dos 25 anos de DNJ que a PJBs propõe.
Como o tema deste ano nos diz: Foi um dia de rezar, lutar, festejar, onde pudemos fazer memória da caminhada da PJ em nos colocarmos em marcha gritando “chega de violência e extermínio de jovens”. Pois queremos vida!

Liliane Nascimento
Noviça Calvariana
Fortaleza – CE
Facilitadora da Oficina de Coreografia


Você participou do DNJ 2010? mande o seu depoimento para:
e-mil: cnews1@yahoo.com

4 Comentários




  1. Sou Irma Silvana Calvariana de Goiania, visitei o blog de voces e achei muito lindo. Quero parabenizar cada jovem pelo lindo evento e pela coragem de discutir um tema tão pertinente a todos nós.
    Fiquem com Deus e a presença da nossa mãe Maria. Abençoada seja vossa missão de ser vida jovem semeada no Reino de Deus.

    "O Rosto de Deus é Jovem também"
    ( Jorge Trevisol)
    Ir. Silvana

    ResponderExcluir
  2. Luzinete-postulante Calvariana.29 de out. de 2010, 18:27:00

    Olá querida juventude,um grande abraço,estou gostando muito de ver as nossas fotos no blog.
    o DNJ foi um dia muito especial,foi muito bom ter estado com vocês.

    beijos
    Luzinete.
    (postulante calvariana-Fortaleza-CE)

    ResponderExcluir
  3. QUE ALEGRIA ESTAR COM A JUVENTUDE DA PARÓQUIA DE BOCAÍNA CELEBRANDO O DNJ,QUERO PARABENIZAR CADA JOVEM QUE PARTICIPOU DESTE ENCONTRÃO, E DIZER QUE O GRITO DA PJ NÃO PODE PARAR, FAÇAM ECOAR EM CADA LUGAR QUE ESTIVEREM "CHEGA! DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS". A VIDA É O BEM MAIS PRECIOSO QUE TEMOS PRECIZAMOS VALORIZÁ-LA.
    lILIANE- NOVIÇA CALVARIANA
    FACILITADORA DA OFICINA DE COREOGRAFIA

    ResponderExcluir
  4. Thanks :)
    --
    http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
    для сайта canabravanews1.blogspot.com

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE