Campanha na internet pede ajuda para construção de biblioteca no PI

PIAUÍ - Um grupo formado por vinte mulheres resolveu mudar a realidade de uma escola na zona rural de Miguel Alves, a 110 km de Teresina. O grupo Lúmens se sensibilizou com a precária situação em que a instituição se encontrava, então resolveu se juntar com os moradores para comprar móveis e reformar uma parte da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada na comunidade Sambaíba, além de construir uma biblioteca.

Redes sociais ajudam na divulgação da campanha para construção de biblioteca. (Foto: Divulgação/Flaviane Tajra)
“Em 2014 visitamos pela primeira vez a escola, nos sensibilizamos com a estrutura do local e com a situação da comunidade. Fizemos nossa primeira ação na Páscoa distribuindo ovos, realizando oficinas de leitura, depois conseguimos móveis e materiais escolares. Com o tempo, percebemos que a melhor forma de mudar a realidade daquela comunidade era construindo uma biblioteca”, explicou a organizadora do grupo, Flaviane Tajra, dando conta que está sendo feita uma campanha de arrecadação de fundos pela internet.

Para impulsionar as doações foi criada nas redes sociais a campanha com a hashtag ‪ #‎projetobibliotecadetaipa‬ e uma página no Facebook. A organizadora revela que são necessários R$ 2.350 para a construção do telhado da biblioteca. .

“O restante vamos fazer com ajuda dos moradores porque iremos utilizar técnicas sustentáveis, elementos naturais como o barro que encontramos na região e arborizar ao redor do local. Os moradores podem até utilizar essas técnicas em suas casas”, esclareceu Flaviana, que é arquiteta.

A integrante do grupo Lúmens ainda complementa que essas ações conquistaram os moradores e podem dar um futuro melhorar para as crianças. “Desde que chegamos observamos que os moradores melhoraram a auto estima. Com a construção da biblioteca, podemos formar seres pensantes, as crianças podem criar gosto pela leitura e quem sabe se formar e ter uma profissão. Esse ano faremos de novo a Páscoa com oficinas e distribuição de lanches para todos”, finalizou Flaviane.

O Secretário de Educação de Miguel Alves, Jilton Vitorino de França, informou que a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição será reinaugurada próxima semana com nova estrutura, móveis e com espaço para sala de informática. Sobre a biblioteca, o secretário afirmou que a mesma terá um espaço que fará parte da escola, mas não deixou claro se a obra terá investimentos da gestão municipal. 

Internauta havia denunciado condições de escola

Em março de 2015, uma internauta enviou fotos por meio da ferramenta interativa VC no G1, mostrando a situação da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. Com uma estrutura totalmente deficiente, a unidade era conhecida como 'Escolinha de Taipa'.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE