Secretaria de Cultura promove palestra em São João da Canabrava




A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de São João da Canabrava, realizou nesta quarta-feira (11) uma palestra com os professores de História Cláudio Roberto e Deivison Chagas. 


A palestra foi realizada no Ginásio Municipal João José Batista e contou com o apoio também da Secretaria de Educação, após o momento cívico e do café comunitário, apresentando como o tema 
“30 anos de Emancipação: História, Símbolos e Personagens”, fechando a programação da manhã das comemorações relativas ao 30° aniversário de emancipação política do município. 

Com um bom público presente, a palestra retratou o processo histórico de emancipação político administrativa do município, a partir da emancipação a categoria de povoado em abril de 1961, passando pelas primeiras iniciativas de emancipação, ocorrida no ano de 1964 e os entraves políticos que dificultaram esse objetivo na época. 

A palestra enfatizou toda trajetória do processo evolutivo político-administrativo, crescimento urbano e trâmites realizados, possibilitando a efetiva emancipação, alcançada no dia 11 de abril de 1988, viabilizada pelo projeto de autoria do Deputado Estadual Fernando Monteiro.

A palestra destacou ainda a luta política de várias lideranças locais ao longo desse processo, destacando a atuação da liderança de Pedro Bento Bezerra, que através de seu esforço pessoal, permitiu que esse sonho da emancipação fosse alcançado.   









Fonte: Professor Cláudio Roberto
Fotos: Rosário Sousa 

Postar um comentário




PUBLICIDADE