Maria Luiza de Barros comemora 87 anos nesta quinta-feira (25)



Nesta quinta-feira (25) a senhora Maria Luzia de Barros, mais conhecida como Mãe Maria, completa 87 anos de vida e é hoje a mulher com a maior idade em São Luís do Piauí.  

Nascida dia 25 de outubro de 1931 na comunidade Borrachas em São Luís do Piauí, Maria Luiza de Barros é a primogênita do casal Pedro José da Silva Leite, conhecido como Pedro Paulino, e Luiza Marcolina da Conceição Araújo, que tiveram 12 filhos ao total.


Sempre disposta ao trabalho, dona Maria Luiza começou a trabalhar ainda na adolescência para ajudar os pais.  A primeira atividade que desempenhou foi colher algodão com a sua avó, Marcolina da Conceição Araújo.


Durante a juventude dona Maria ficou conhecida na comunidade por ser uma grande Rezadeira e também foi uma das maiores parteiras da região, segundo ela,  cerca de 205 crianças vieram ao mundo por suas mãos, por esse motivo é chamada carinhosamente por Mãe Maria.

No dia 21 de julho de 1948, na Igreja de São Luiz Gonzaga, em São Luís do Piauí, dona Maria casou-se com Sérgio de Barros e dessa união foram gerados 12 filhos.


Hoje o seu filho mais velho está com 67 anos e o seu filho mais novo, que se chama Pedro Sérgio Barros, está com 49 anos.

Atualmente Mãe Maria mora com seu neto mais novo, Lucas de Barros Rodrigues Maria Luiza, na comunidade Santana. Dona Maria tem oito filhos vivos e um total de 34 netos e 36 bisnetos tem sobrinhos e irmãs.  


Uma curiosidade sobre dona Maria Luiza é que ela é a neta mais velha do senhor José da Silva Leite, mais conhecido como Zuca Leite, que foi um dos primeiros habitantes de São Luís do Piauí. Também é neta da senhora Paulina Maria do Espírito Santo e foi a primeira habitante do povoado Santana.

No dia do aniversário de Dona Maria, seu neto, Lucas Barros, deixa faz uma homenagem a sua avó.

“Eu tenho muito orgulho de ser neto desta mulher forte e guerreira que sempre ajudou a comunidade. Neste dia especial, gostaria de desejar um Feliz Aniversário, com muita paz, saúde e felicidades para minha avó. Deus lhe dê muitos anos de vida”, disse. 





1 Comentários




  1. Parabéns felicidades Deus abençoe sempre muita saúde e paz ,tia Maria

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE