Conheça a história de superação de Maria da Conceição ‘Dia’

Com a foto do Dr. Júnior, Dia posa feliz para a foto. (Crédito: Stúdio Formandus)
A palavra superação define bem a trajetória da cirurgiã-dentista Maria da Conceição Sousa, para os íntimos, Dia. Nascida no interior de São Luís do Piauí, na localidade Unha de Gato, Maria sempre foi uma menina dedicada aos estudos.

Maria estudou em escola pública na cidade onde morou até os 18 anos. Com o sonho de se tornar uma grande dentista, Dia não mediu esforços para seguir em busca dos seus objetivos. De uma só vez passou em três vestibulares para Odontologia, e optou por estudar na Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral piauiense.

No início de 2014 Maria da Conceição fez as malas e seguiu para Parnaíba. Para quem não desgrudava dos irmãos, primos e amigos, a mudança de endereço foi um duro golpe. Porém, a jovem estava determinada a enfrentar o desafio, até aqui, o maior de sua vida estudantil.

No início, como já era de esperar, não foi fácil a adaptação ao novo lar. A distancia da família e dos amigos trouxe indagações se realmente todo esse esforço seria válido. Por ser de uma família humilde, às vezes o dinheiro ficava curto e para economizar o jeito era evitar viajar para a casa dos pais. Ela nunca se acostumou com essa separação.

Em abril de 2017 o mundo de Dia desabou. Em um acidente de moto, o seu irmão mais velho, fisioterapeuta Dr. Assis Júnior, faleceu em um trágico acidente de moto. Se até ali Maria vinha resistindo o quanto podia para concluir o curso, a perda de “Júnior” foi a gota d’agua. Ela pensou seriamente em largar tudo e voltar para a casa dos pais. Foi um momento de muita dor, incertezas e dificuldades.

Foi no momento em que mais precisou ser forte que Dia mostrou que não iria jogar a toalha. Com o apoio da família, amigos e colegas de curso, ela retornou a Parnaíba para terminar o que tinha começado e realizar o sonho da sua vida.

Foram meses difíceis aqueles que se seguiram. A angustia e a dor se refletiram em notas baixas, coisa que até então Dia desconhecia. Foi preciso tirar forças de dentro da alma para seguir em frente. A inspiração veio justamente do Dr. Júnior, que também sonhava em ver a irmã formada.

O resultado de todo esse esforço veio em junho de 2018. Maria foi aprovada no Trabalho de Conclusão de Curso, o que na linguagem acadêmica significa formada.

Em meio a tantas provações, Deus proporcionou um momento de rara felicidade para celebrar a conquista. No final do mês de janeiro deste ano, Dia formou! Cercada por familiares e amigos verdadeiros, que viajaram quase 700 quilômetros para celebrar a Formatura da filha de seu Diassis e dona Nair.

Agora, um novo ciclo começa, sem dúvidas será marcado por muitos desafios, mas como já conhecemos a trajetória de Maria da Conceição, o que não vai falar é força para superá-los e seguir em frente. Afinal, ela tem um longo caminho e certamente será trilhado com garra e determinação.

Conheça a história de superação de Maria da Conceição ‘Dia’   Conheça a história de superação de Maria da Conceição ‘Dia’ Reviewed by Antonio Rocha on 21.2.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat