Mércia fala sobre gestão, política e sucessão


Prefeita Mércia Abreu elencou trabalho à frente do município. (Foto: Canabrava News)
Na manhã deste domingo, 08, a prefeita de São João da Canabrava, Mércia Abreu, concedeu entrevista ao portal Canabrava News e fez uma avaliação do trabalho realizado por sua equipe de Governo em 2019 e comentou sobre política e sucessão. A gestora conclui a entrevista com mensagem de Natal e Ano Novo aos Canabravenses.

Segundo Mércia, mesmo em um cenário adverso, o sentimento é de dever cumprido e a avaliação é positiva. A gestora elencou por pastas o trabalho desenvolvido, com destaque para a educação e a saúde.

EDUCAÇÃO

Por ser professora, Mércia considera como uma de suas grandes conquistas em 2019 o trabalho desenvolvido à frente da Educação no município, com destaque para a Nucleação de escolas.

“Eu carrego uma verdadeira devoção pela educação, por ser professora, amante do conhecimento e da aprendizagem, vislumbro a educação como a premissa para a transformação de vidas e da sociedade, por conseguinte. Todo gestor que se preze, deve privilegiar educação e saúde”.



“Nesse ano de 2019 as ações em educação representam um divisor de águas, já que irão, a longo prazo, repercutir na formação pessoal de cada aluno como também em todo contexto educacional do município”, acrescentou.

Ações
  • Nucleação das escolas da zona rural;
  • Ampliação da Unidade Escolar Joaquim Romão da Silva em Serra do Maracujá;
  • Contratação de Assessoria pedagógica;
  • Elaboração do Currículo Municipal
  • Implantação da Base nacional Comum Curricular (BNCC), no currículo das escolas;
  • Sistema de Ensino e Avaliação unificado na rede;
  • Formação continuada para professores;
  • Implantação de programa de Correção de Fluxo e Intervenções pedagógicas para melhoria dos indicadores educacionais.
  • Essas ações, seguramente nos conduzirão a uma posição de destaque no IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica), cujo resultado será anunciado no próximo ano.

SAÚDE

Mércia também comentou o trabalho desenvolvido na área da saúde.  

“Destaco a aquisição de uma nova ambulância; a ampliação do acesso ao atendimento médico e odontológico, uma profissional para suprir a demanda da zona rural. Passaram a integrar a equipe de médicos mais uma médica, a clínica geral, Dra. Maria Carolina e a equipe de Dentistas, a odontóloga Dra. Carol”, disse.



Ações na Saúde

  • Dos 224 municípios piauienses, São João da Canabrava integra uma lista de 31 municípios que foram contemplados com o Programa Hórus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica;
  • Implantação do prontuário eletrônico;
  • Expansão do Programa de Próteses Dentárias;
  • Descentralização dos Serviços de Saúde para o PSF do povoado Conceição onde as comunidades rurais adjacentes passaram a usufruir dos mesmos serviços ofertados na Unidade Básica de Saúde da sede: atendimento médico, odontológico, nutricional, coleta de exames, vacinação, implantação de prótese dentária.
  • Além da realização de campanhas de prevenção como exemplo, as realizadas recentemente para saúde da mulher (outubro rosa) e saúde do homem (novembro azul).

“Gostaria de ressaltar que na última avaliação realizada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) através do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM., realizada todos os anos pelo órgão, obtivemos a Classificação Muito Efetiva para a Saúde e Efetiva para a educação com reconhecimento da UNDIME”, frisou.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Continuidade do Programa Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos; (faixa etária)
  • Programa Criança feliz (faixa etária)
  • Gestão do BF
  • Carteirinha do idoso e Passe Livre
  • Carteirinha do ID Jovem
  • Grupo de Idosos: atividades lúdicas, socialização, atividades físicas e atividades em saúde do idoso;
  • Oferta de Cursos profissionalizantes para jovens do SCFV e mães do BF como fonte de renda alternativa.
  • Realização de Campanhas e comemorações alusivas. "Destaco com alegria a realização recente do Natal para as Crianças, onde centenas de crianças foram atendidas". 


    Mércia participa de evento Natal para as Crianças. (Foto: Isael Pereira)


ADMINISTRAÇÃO
  • Adimplência para celebração de convênios junto a órgãos federais e estaduais;
  • Folha de pagamentos de servidores em dias;
  • Estradas vicinais conservadas
  • Equilíbrio das finanças e contas públicas
- Em tempos de acentuada crise econômica, vejo como grande desafio para qualquer gestor público o equilíbrio das finanças e contas públicas, sem prejuízo na prestação dos serviços públicos essenciais com qualidade, equidade e eficiência. Há algum tempo a economia do país requer ponderação do gestor com cortes de gastos e escolha criteriosa de prioridades, contudo, temos conseguido a adimplência para celebração de convênios e recebimento de recursos junto a órgãos federais e estaduais, folha de pagamentos de servidores em dias e manter as estradas vicinais do município conservadas.

Destaco ainda como ação prioritária da administração o pagamento anual da contrapartida do seguro safra q garante aos agricultores atravessar, com menos dificuldade, o período da seca.

- A Administração ainda tem investido no esporte. Esse ano foi realizado, através da secretaria de esporte, o popular campeonato municipal de futebol com equipes do município.
O estádio esta sendo sede da Copa Sertão com a participação de duas equipes do município (Palmeiras e Internacional) equipes campeã e vice-campeã do ultimo campeonato, respectivamente. Ambas têm o apoio e o patrocínio da prefeitura.

OBRAS:

- Na sede do município, esta em andamento as obras de iluminação do estádio municipal de futebol e a construção da avenida à beira do rio, com espaço para trafego de veículos, bicicleta e pedestres. 

- Fomos contemplados, através de proposta voluntária junto ao Ministério da Saúde de uma academia pública. Estamos aguardando a liberação do recurso pelo Ministério para início da obra.

- Na zona rural, está em fase de conclusão a construção do estádio municipal de futebol no Povoado Conceição, onde recentemente também foi realizada pela prefeitura, através do DNOC´s, a escavação de um poço tubular já equipado pela prefeitura e em funcionamento.

- Pavimentação em paralelepípedo no povoado Estêvão e em fase de processo licitatório as melhorias no sistema de abastecimento d’água no povoado Vermelhas.

- Temos recurso assegurado e já disponível em conta para aquisição de um trator agrícola que estará na secretaria de agricultura a disposição dos produtores rurais.


Política

Quando o assunto é a conjuntura politica municipal, Mércia destaca o fortalecimento do grupo político da base governista.  

Situação 

A atual conjuntura política da situação é promissora, prova disso é a maioria maciça de representação na câmara de vereadores; oito, dos nove. Das últimas eleições até esse ano que antecede o ano eleitoral, nosso grupo político cresceu, se fortaleceu e construiu uma base sólida para disputar, com tranquilidade, as eleições de 2020. Ouso dizer que o resultado de todo processo eleitoral do ano vindouro está consolidado antecipadamente.

Reeleição 

Não irei pleitear a reeleição. Nosso grupo já tem a definição do nome do pré-candidato a prefeito pelo MDB de São João da Canabrava, trata-se do ex prefeito Elson Silva, credenciado pelo partido e pelo povo a retomar a condução dos destinos do município e da continuidade ao modelo de trabalho, desenvolvimento e progresso que idealizamos e estamos a executar.

Oposição

- Na minha opinião a oposição de São João da Canabrava encontra-se sem representação, prova disso é a tímida representação na câmara; o candidato derrotado nas últimas eleições, natural líder da oposição, tem demonstrado pouca representatividade política. E, por último, o nome cogitado como pré-candidato a prefeito pela oposição, é um indivíduo despreparado, desqualificado, desprovido de ética e moral e sem conteúdo político.

Como tem recebido as críticas 

- É comum esse tipo de ataque nesse período. Encaro com muita tranquilidade, pois, como chefe do executivo, tenho consciência do trabalho que realizo com demasiada responsabilidade, compromisso, ética, afinco e zelo, primando pelo cumprimento dos princípios da administração pública, atendendo aos ditames da lei e sobretudo com respeito à missão confiada a mim por Deus e pelo povo de minha terra.


Mensagem de Natal

O nascimento de Jesus suscita amor, esperança, paz e luz. É isso que desejo a todas as famílias Canabravenses. Um natal abençoado, repleto de fartura, amor, união, paz e luz; que esses sentimentos se perpetuem por todo ano vindouro e se traduzam em dias felizes e prósperos!

Prefeita Mércia Abreu. (Foto: Divulgação)

Postar um comentário




PUBLICIDADE