Piauí tem dois municípios entre os três do país com maior crescimento do PIB

Curral Novo do Piauí e Simões, cidades localizadas cerca de 450 km ao Sul de Teresina, tiveram o primeiro e o terceiro maior aumento do Produto Interno Bruto (PIB) entre todos os municípios brasileiros em 2017. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Complexo de energia eólica em Curral Novo. Foto: Reprodução/TV Clube
Segundo o Instituto, o município de Curral Novo do Piauí registrou um aumento de 799,81% no PIB e o de Simões teve um incremento de 305,63%.

O motivo do incremento no PIB aconteceu por conta da instalação de uma indústria de geração de energia eólica. Curral Novo passou de um PIB de R$ 33,58 milhões, em 2016, para R$ 302,18 milhões, em 2017.

O aumento de quase 800% levou o município da posição de número 5.317, para a de número 1.917 em 2017, um salto de mais de 3.400 posições.

PIB de Teresina caiu

De acordo com o IBGE, 90% dos municípios do Piauí apresentaram crescimento no PIB em 2017, exceto 22 municípios, dentre eles Teresina que caiu 0,25%.

Em 15 anos, a capital perdeu mais de 7% na participação do PIB do estado. No ranking nacional, o PIB de Teresina ocupa a posição 46. No Nordeste, é o nono. O novo dado mostrou queda de três posições em relação ao país e uma posição em relação à região.


Quando dividido pela quantidade de habitantes, o PIB (per capita) da capital piauiense ocupa o 13º lugar, tendo caído 10 posições em relação ao ano anterior.

Menores PIBs

Miguel Leão é um dos municípios com menor PIB do Brasil — Foto: Gil Oliveira/ G1
Apesar do crescimento na maior parte das cidades piauienses, 30 dos 100 menores PIBs do Brasil são de municípios do estado. Inclusive, os dois menores do país são Miguel Leão e Santo Antônio dos Milagres, ambos no Sul do Piauí.

No Brasil 1.324 municípios com os menores PIBs são responsáveis por apenas 1% do total do PIB do país, onde estão incluídos 157 municípios do Piauí (70% dos municípios do Estado)

Nas cidades em que houve crescimento, os setores da agricultura e energia renovável (eólica e solar) foram apontados como principais fatores.

Segundo o IBGE, o município de Baixa Grande do Ribeiro tem o maior PIB per capita do estado devido ao crescimento do agronegócio na região.

Fonte: G1 PI


Piauí tem dois municípios entre os três do país com maior crescimento do PIB Piauí tem dois municípios entre os três do país com maior crescimento do PIB Reviewed by Canabrava News on 13.12.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat