Justino Luz atinge 100% de ocupação dos leitos clínicos


Setor Covid do Hospital Regional Justino Luz em Picos. (Foto: Antonio Rocha)
Nesta quinta-feira, 30, o Hospital Regional Justino Luz, referência para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19, registrou 100% de ocupação nos leitos clínicos, ou seja, todos os 35 leitos do setor encontram-se ocupados. A informação foi repassada por um familiar de um paciente e confirmada em nota pela Direção do Hospital Regional. 

Segundo um familiar, seu Magno Sousa, foi diagnosticado com a Covid-19, na quinta-feira passada e inicio o tratamento em casa, no domingo o quadro se agravou e buscou o hospital com fortes dores de cabeça e febre alta.

“Ele foi ao Hospital e fizeram uma tomografia, viram que ele estava com 20% do pulmão afetado, mas por está com a oxigenação boa, e não está com nenhum problema de falta de ar mandaram de volta para casa”, declarou.


Ainda de acordo com a Jornalista, nesta quinta-feira, seu Magno voltou ao hospital Regional Justino Luz e após nova tomografia foi constato que o pulmão estavam 30% comprometido e oxigenação baixando.

Ela já esta com falta de ar, tossindo muito, febre dor no corpo e mesmo assim foi mandado para casa e então descobrimos que ele não ficou internado por que não havia mais leitos clínicos - disse um parente.

Em Nota, a Direção do Hospital confirmou que os 35 leitos clínicos estão ocupados.

“O Hospital Regional Justino Luz conta com 35 leitos clínicos e 20 de UTI para internação de pacientes com algum tipo de Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SRAG), inclusive a covid-19. Os 35 leitos clínicos  estão ocupados e até o momento 08 leitos de UTI. Todos os pacientes encaminhados para o HRJL foram atendidos e nenhum voltou sem atendimento”, diz a nota.

Pico da curva previsto para agosto no interior 

Aglomeração na Avenida Getúlio Vargas em Picos. Foto: Antonio Rocha. 
Em meio á retomada gradual das atividades econômicas, o Piauí apresenta estabilidade no número de casos da covid 19, mas isso não significa que estamos livres da doença. Os pesquisadores calculam o número de casos, ocupação de leitos e o índice de transmissibilidade e o resultado disso mostrou que o pico da pandemia deve acontecer no início de agosto, na maior parte do Estado.

A entrevista exibida ontem no Piaui TV 2, o matemático e membro do Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Jefferson Leite, explicou que a diferença entre o pico da doença na capital e no interior vai acontecer em momentos distintos.

“Podemos afirmar em termos matemáticos que os picos do interior se darão em datas diferentes previstas para acontecer no mês de agosto. A cidade de Picos, por exemplo, uma das mais importantes do estado ainda se apresenta em ritmo de crescimento com relação ao numero de casos e merece ainda mais atenção das autoridades quanto a medidas restritivas, a abertura das atividades, mesmo que de forma gradual certamente mudará o ritmo da doença”, disse.

De acordo com o ultimo Boletim divulgado ontem à noite pelo Hospital, na UTI Covid estão 8 pacientes internados e agora, são 35 na enfermaria. Na unidade 47 pessoas perderam a vida para a doença e 111 tiveram alta hospitalar. Os números refletem a realidade da macrorregião de Picos.

Secretaria de Saúde de Picos. Foto: Antonio Rocha
O municipio de Picos, que têm hoje quatro pacientes internados na UTI e vinte e um na enfermaria do Justino Luz, soma 1769 casos confirmados, 922 altas médias e 27 óbitos causados pela Covid-19.  

Postar um comentário




PUBLICIDADE