Ainda assim, a data pode variar de acordo com cada escola. Revisões presenciais do Pré-Enem Seduc retornam a partir de 16 de outubro.


Ensino Médio de São João da Canabrava. Foto: Antonio Rocha

O secretário estadual de educação, Ellen Gera, declarou que as aulas presenciais das turmas de 3º ano da rede pública de ensino do Piauí devem voltar no dia 19 de outubro. Ainda assim, as datas podem variar de acordo com cada escola.

As revisões presenciais do Pré-Enem Seduc, grandes revisões conjuntas geralmente realizadas em espaços amplos, com centenas de alunos, retornam a partir de 16 de outubro. Segundo a Seduc, desta vez o evento será reduzido para lotação máxima de 100 pessoas.

O governo do Estado do Piauí publicou nessa segunda-feira (21) o decreto que estabelece as normas do retorno de aulas presenciais para alunos do 3º ano do Ensino Médio, Pré-Enem e estágios na área da saúde no estado. A medida vale tanto para a rede pública quanto privada de ensino. O decreto não determina a volta imediata das aulas presenciais.

Uma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (22) entre a cúpula da Seduc e as gerências regionais de educação do estado. O resultado da reunião foi a elaboração de um cronograma de preparação da rede de ensino, culminando no retorno dos alunos no dia 19 de outubro.

Segundo o secretário, o retorno em cada escola será feito de forma individual. As escolas que estão em reformas ou não têm condição, por outro motivo, de voltar a ofertar aulas presenciais, devem continuar com o modelo de educação à distância.

“É importante falar que faremos esse retorno com toda a segurança. Será um movimento gradativo, ainda que lento, essencial para gente passar os meses de outubro, novembro e dezembro, e quem sabe chegar em 2021 com as escolas todas abertas e com toda a comunidade estudantil no chão da escola”, comentou o secretário Ellen Gera.

De acordo com o secretario Ellen Gera, o cronograma de retorno começa com a preparação das escolas, com uma pesquisa com professores e alunos, seguida pela preparação das escolas com relação aos protocolos sanitários, para evitar a disseminação do coronavírus.

A partir de 28 de setembro as escolas começam a receber as equipes de funcionários administrativos. Em seguida, em 5 de outubro, retornam os professores. As equipes devem elaborar um plano pedagógico para o retorno das aulas.

“E lá no dia 19 de outubro a gente possa chegar com a possibilidade de abrir as nossas escolas e começar a ter a presença dos nossos estudantes no chão da escola”, disse o secretário de educação

Cronograma da Seduc de retorno das aulas presenciais:

  • 21 a 28 de setembro: aplicação de questionários aos profissionais da educação e estudantes;
  • 22 de setembro a 19 de outubro: reorganização e adequação sanitária das escolas;
  • 28 de setembro: acolhimento da equipe administrativa das unidades escolares;
  • Até dia 2 de outubro: unidades escolares apresentam plano de retomada às gerências regionais e equipe central (SEDE);
  • 5 de outubro: acolhimento dos professores e planejamento pedagógico nas unidades escolares;
  • A partir de 16 de outubro: retomada das revisões presenciais do Pré-Enem Seduc nas Gerências Regionais de Educação;
  • 19 de outubro: acolhimento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio (Regular, integrado e VII etapa da EJA), conforme plano das escolas.
Fonte: G1 Piauí 

Comente




Postagem Anterior Próxima Postagem